Deputado Dr. Wilson Batista vota contra o aumento de impostos
A Assembleia de Minas aprovou projetos de autoria do governador que aumentam impostos no estado. Um deles acresce em 2% na alíquota do ICMS para gasolina, álcool e produtos dispensáveis. O outro passa o IPVA de camionetes de cabine dupla e estendida de 3% para 4%.
A proposição aumenta o ICMS de produtos dispensáveis, como refrigerantes, ração animal tipo pet, telefones celulares, câmeras fotográficas, perfumes e cosméticos. Com o aumento da alíquota em 2 pontos percentuais, o valor final do produto pode subir de 14% a 27%.
Outro aumento aprovado através desta lei é sobre o imposto do serviço de comunicação, como internet, telefonia e TV por assinatura, que era de 25% e vai passar para 27%. A energia elétrica também vai subir para os consumidores comerciais e prestadores de serviço.
Para o deputado Dr. Wilson Batista, esta não é a melhor maneira de enfrentar a crise. “Meu voto foi contra o projeto, porque ele penaliza principalmente a população que mais sofre com toda essa crise econômica: os trabalhadores e os mais pobres. Minas Gerais é um dos estados com a maior carga tributária do país, e a cada aumento de impostos, mais empresas se transferem para outros estados, aumentando o desemprego e a pobreza. Enfrentamos isso frequentemente na Zona da Mata e eu não poderia adotar outra postura.” enfatiza o parlamentar.