Search
Close this search box.

Demsur inicia projeto de preservação de nascentes

O Demsur, em parceria com a Prefeitura de Muriaé, IEF, Emater e IF Sudeste de Minas, iniciou o “Projeto Nascente Vivas”. Trata-se de um esforço conjunto entre os órgãos para a preservação de nascentes e a instalação de fossas sépticas em propriedades rurais. As visitas técnicas já começaram e, até o momento, oito propriedades rurais da região rural do Pontão já receberam vista de profissionais, para avaliar se as nascentes estão sendo preservadas corretamente e coletar amostras de água para análise do laboratório do Demsur, que irá certificar a qualidade e potabilidade.

A primeira etapa do Projeto Nascentes Vivas atenderá cerca de 17 propriedades da região do Pontão.

Além da coleta de amostras, o projeto também contempla melhorias nas propriedades rurais por meio da instalação de fossas sépticas, visando a adequada gestão de resíduos. O escoamento de esgoto das propriedades foi examinado pela equipe do Demsur durante as visitas técnicas. A ação visa promover uma infraestrutura de qualidade nas propriedades participantes, contribuindo assim para a preservação dos recursos hídricos locais.

As propriedades envolvidas na primeira fase do “Projeto Nascentes Vivas” foram escolhidas com base no cadastro do Programa Campo Produtivo. Com cerca de 17 propriedades beneficiadas na região do Pontão, o projeto reforça a importância da colaboração entre entidades governamentais e a comunidade para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Campo Produtivo:

Esta é mais uma ação dentro do Programa Campo Produtivo, da Prefeitura de Muriaé, que visa apoiar o pequeno produtor rural para produção e comercialização dos seus produtos.

Além disso, a equipe verificou o escoamento de esgoto das propriedades. Afinal, o projeto visa promover melhorias através da instalação de fossas sépticas, onde houver necessidade, trazendo ainda mais qualidade de infraestrutura para os produtores.

As propriedades participantes foram selecionadas a partir do cadastro do Programa Campo Produtivo, que tem toda produção agrícola local mapeada, com suas principais demandas.

Fonte e fotos: Demsur

Deixe um comentário

Outras Notícias

Conteúdo protegido. Para compartilhar o site ou notícias use o link ou os botões de compartilhamento.