Cresol participa de seminário promovido pela OCB em parceria com BNDES
A Cresol participou nesta quinta-feira, 10, do seminário “O impacto do cooperativismo no desenvolvimento do Brasil e o apoio do BNDES”, promovido pelo Sistema OCB em parceria com Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro.
O evento que reuniu autoridades públicas, especialistas de mercado e lideranças cooperativistas debateu as oportunidades e os desafios do cooperativismo e o apoio do BNDES para o financiamento de projetos das cooperativas. Participaram o presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri; o vice-presidente, Adriano Michelon; o superintendente da Cresol Confederação, Marcio Falcão; e o presidente da Central Cresol Baser, Alzimiro Thomé.
Durante o evento, o BNDES e a OCB assinam um acordo de cooperação com validade de cinco anos para ampliar o acesso das cooperativas às linhas de financiamento do banco. O presidente da Cresol, Cledir Magri, explica a importância do acordo. “A assinatura deste termo é a celebração desta parceria entre as cooperativas e o BNDES, grande parceiro nosso, e mostra a importância que o cooperativismo tem para o país”.
O novo acordo foi assinado pelo presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. A diretora de crédito digital do BNDES, Maria Fernanda Coelho, e a superintendente do Sistema OCB e presidente do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), Tania Zanella, participaram como testemunhas.
Impacto das cooperativas de crédito
O ano de 2025 foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), como Ano Internacional das Cooperativas, e o seminário do Sistema OCB em parceria com o BNDES também celebrou esse marco para o cooperativismo.
Um dos painéis, durante o seminário, foi a discussão sobre o cooperativismo de crédito, onde trouxeram números expressivos que evidenciam o potencial do ramo de crédito no Brasil. Em 2024, as cooperativas de crédito foram responsáveis por 34% das operações de repasse aprovadas pelo BNDES por meio de agentes financeiros parceiros, o que evidencia a crescente relevância dessas entidades no cenário econômico nacional. Atualmente, 753 cooperativas de crédito atendem mais de 19,2 milhões de cooperados.
“Os seminários trouxeram números que evidenciam o nosso papel na sociedade, que é levar crédito mais vantajoso, levando inclusão financeira e desenvolvimento para as comunidades onde estamos ”, avaliou Cledir Magri.