Cortes de energia

Energisa investe em tecnologia para evitar que consumidores fiquem sem energia durante reparos na rede

A Energisa está investindo em equipamentos e novas tecnologias a fim de evitar os consumidores fiquem energia durante reparos nas redes. A empresa divulgou informações dando conta que, somente em 2021, realizou nos 65 municípios de sua área de atuação em Minas Gerais cerca de 4.500 manutenções preventivas, reduzindo as possibilidades de ocorrências na rede elétrica.

Para fazer as manutenções, a Energisa explica que a equipe técnica especializada utiliza ferramentas e métodos de trabalho avançados que, em muitos casos, permitem realizar o serviço sem desligar a rede elétrica. Os eletricistas que trabalham com a linha energizada recebem treinamentos especiais e utilizam equipamentos de proteção individual específicos.

Mas a Energisa não consegue utilizar essas técnicas e equipamentos em todas as manutenções, sendo necessário realizar o desligamento da rede, por questões de segurança, em dias e horários programados. “A gente entende que ficar sem energia elétrica não é nada agradável e buscamos todos os recursos para evitar os desligamentos programados. Mas às vezes isso é indispensável para realizar determinada obra. Mas sempre avisamos os consumidores com antecedência mínima de 72 horas por meios de comunicação de massa como rádios. E um diferencial da nossa empresa em Minas é que também avisamos por SMS os clientes que têm cadastro de celular conosco”, explica o gerente de Construção e Manutenção da Distribuição da Energisa Minas Gerais, Victor Rispoli.

Victor explica ainda que, mesmo quando não é possível abrir mão do desligamento programado, a Energisa busca recursos para minimizar os impactos. “É o caso do Mega Jumper, um dispositivo que permite isolar o trecho onde será realizada a obra e reduzir o número de clientes que precisaremos desligar. Outra solução são os geradores móveis; ano passado, eles foram utilizados em mais de 50 desligamentos programados”, explicou. É o caso de uma obra em Muriaé, quando a Energisa conseguiu evitar que cerca de 500 clientes ficassem sem energia”.

E quando o cliente não é avisado? Em algumas situações o sistema de energia pode ser interrompido por um desligamento emergencial, muitas vezes causado por ações climáticas, objetos na rede ou acidentes de trânsito. Nesses casos, é preciso atuar de forma rápida e não há tempo hábil para informar os clientes sobre a necessidade de desligamento da rede. “Nessas situações, tentamos realizar o reparo no menor tempo possível, porém, adotando todas as medidas de segurança para preservar tantos os profissionais quantos os clientes. Para isso, usamos tecnologias e equipamentos que ajudam a reduzir o tempo do serviço”, diz Rispoli.

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