Corpo de Bombeiros de Muriaé comemora 11 anos

DSC00173O 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros, situado em Muriaé, completou 11 anos. Fundado no dia 17 de fevereiro de 2006, o Pelotão, instalado no bairro Gávea, atende Muriaé e mais 16 municípios vizinhos. Nesses 11 anos, atendeu aproximadamente 40 mil ocorrências, o que inclui resgates, atendimentos clínicos, salvamentos, entre outras.

Em comemoração à data, na manhã da última sexta-feira foi realizado um momento de oração na sede do Pelotão. À tarde, aconteceu na AABB uma confraternização da tropa juntamente com autoridades representando alguns segmentos, como a Polícia Militar, Polícia Civil e o prefeito de Muriaé, Grego. Os presentes foram recepcionados pelo capitão Patrick (comandante da 2ª Companhia, a qual o Pelotão está subordinado) e pelo tenente Dornellas (atual comandante do 2º Pelotão).

Quando foi inaugurada, a fração, denominada 8º Pelotão de Bombeiros Militar, pertencia a então 2ª Companhia de Bombeiros Militar, situada em Barbacena, área de articulação do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), com sede em Juiz de Fora.

A fração teve sua construção iniciada no dia 8 de março de 2005, sendo o local escolhido para a sua sede o bairro Gávea, por ser um ponto estratégico de fácil acesso aos bairros e proporcionar um rápido deslocamento para as principais rodovias que cortam o município – as BR’s 356 e 116.

Na época, com um efetivo de 31 militares, o então 8º Pelotão atendia a uma área de articulação de 31 municípios. Devido à criação de novas frações do Corpo de Bombeiros, a área de atendimento passou para 29 municípios, sendo que, em 2015, com a criação do Pelotão de Bombeiros em Leopoldina, a unidade de Muriaé passou a ser responsável por 17 municípios da Zona da Mata mineira. Hoje, o 2º Pelotão conta com um efetivo de 39 militares. Possui ainda cinco viaturas, dois caminhões de combate a incêndio e dois barcos.

Ainda no campo operacional, funciona na fração uma base descentralizada do SAMU, atuando em conjunto com os militares no atendimento de ocorrências pré-hospitalares.

O seu primeiro comandante foi o capitão Patrick Tavares Gomes (atual comandante da 2ª Companhia). O segundo militar a comandar o 2º Pelotão foi o tenente Acácio Tristão Gouvêa, hoje capitão. Após a transferência do então tenente Tristão, a fração passou a ser comandada pelo tenente Thomaz Tassi de Freitas, o qual foi substituído pelo tenente Clodoaldo Clemêncio da Silva, que, por sua vez, passou o cargo para o tenente Evandro da Silva. Hoje, o Pelotão tem como comandante o tenente Jorge Dornellas dos Santos Júnior, que ocupa o cargo desde agosto de 2016.

CONFIRA ABAIXO A GALERIA DE FOTOS DA COMEMORAÇÃO:

 

Deixe um comentário


Outras Notícias