Cooperativas de Muriaé arrecadam cerca de 12 toneladas de alimentos para instituições locais

Ação de intercooperação reuniu as cinco cooperativas de crédito de Muriaé em virtude do Dia de Cooperar

As ações promovidas pelas cooperativas de crédito Sicoob Credisudeste, Sicoob Uni Sudeste, Sicoob Coopemata, Cresol e Sicredi, realizadas ao longo do mês de junho, em prol do Dia C, foram encerradas com uma superlive, no último sábado, 3 de julho, com shows dos artistas locais Banda Zem e Marcelo & Wesley. Além dos shows, durante a Live a população pode realizar doações através de um QR Code disponibilizado pelas instituições, além de aprender um pouco mais sobre cooperativismo, com representantes das cooperativas que participaram do evento.

                Com o tema “Atitudes simples movem o mundo”, as cooperativas uniram suas forças com o objetivo de atuar em favor da segurança alimentar do município de Muriaé, arrecadando alimentos não perecíveis para as instituições APAE, Casa Lar e famílias assistidas pelo CRAS. O resultado da ação, que contou com o apoio dos colaboradores, associados e comunidade, de forma geral, culminou na arrecadação de quase 12 toneladas de alimentos, cerca de 1.000 cestas básicas.

                Clodoaldo Heitor, gerente de Relacionamento e OQS do Sicoob Credisudeste, conta como surgiu a ideia da fazer o evento “Se o Dia C é dia de Cooperar, porque não juntar as cooperativas de crédito de Muriaé e fazer um grande evento em prol do cooperativismo, fortalecendo e mostrando, na prática, os seus princípios e valores para a comunidade local?” Ele completa: “Anteriormente as ações do Dia C eram realizadas de maneira isolada por cada cooperativa, logo, a proposta foi potencializar esse evento, unindo todas as forças pelo Dia de Cooperar.” Clodoaldo finaliza agradecendo a todos, destacando ainda a importância do apoio do Conselho de Administração e Diretoria de cada cooperativa “Agradecemos ao Cresol, Sicred, Sicoob Coopemata e Sicoob Uni Sudeste, que prontamente abraçaram e apoiaram a ideia.”

                Laoni da Cunha, gerente de Desenvolvimento de Negócios do Sicred na Zona da Mata e coordenador do projeto de expansão da cooperativa, afirmou que o evento foi uma quebra de paradigmas “Muitas pessoas acreditam que as cooperativas são concorrentes, mas, na verdade, somos coirmãs e temos que estar unidos na mesma proposta: trabalhar juntos e buscar o nosso espaço. A realização de ações e eventos como esse é muito importante para mostrar que o cooperativismo é uma alternativa de crescimento sustentável para as comunidades” afirmou.

                O Presidente do Conselho Administrativo da Cresol, João Paulo Dias da Fonseca, ressaltou o pioneirismo da iniciativa “Estou muito feliz por participar desse momento que é histórico para a nossa região. Unir os três maiores sistemas do Brasil: Sicoob, Sicred e Cresol, para uma ação conjunta de solidariedade, beneficiando a população mais carente. Estamos colocando em prática a intercooperação, que é o sexto princípio do cooperativismo, de unir para fazer o bem. As cooperativas vão muito além do papel como instituição financeira dos seus cooperados, temos um grande compromisso com a comunidade onde estamos inseridos.”

                Thaises Ferreira, Gerente da Agência do Sicoob Uni Sudeste, afirmou que o Dia C foi realizado de maneira inédita na região e acredita ainda, que outras ações serão incentivadas através da intercooperação praticada pelas cooperativas de crédito “Quando recebemos o convite do Clodoaldo, do Sicoob Credisudeste, ficamos encantados e muito esperançosos com a contribuição que poderíamos dar à comunidade. Percebo que cooperados e não cooperados estão empenhados, pois entenderam que a pandemia exige atitudes, que mesmo simples, se somadas, irão resultar em algo extraordinário”, conclui.

                Paulo Henrique Oliveira Rocha, Gerente de Negócios do Sicoob Coopemata, comemorou o sucesso da iniciativa “Somos cooperativas coirmãs, mas na verdade, nunca tínhamos esboçado uma ação que envolvesse as cinco cooperativas.” Ele completa sobre o processo de construção da ação “O que parecia algo muito complexo, se desenrolou com facilidade. Nossa cooperativa sempre fez doações, mas quando nos irmanamos, conseguimos doações maiores, unindo forças em prol de um bem maior, o desenvolvimento da nossa microrregião”.

                     O Dia C – Dia de Cooperar é um programa de responsabilidade social do cooperativismo brasileiro, iniciado em 2009, em Minas Gerais, cujo foco principal é o incentivo ao voluntariado e aos impactos sociais transformadores nas comunidades. Desde o ano de 2015, o Dia C acontece em todo o Brasil, confirmando o compromisso das cooperativas na busca por um país mais justo, com melhores oportunidades para todos. As milhares de ações voluntárias que compõem o Dia C, são baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação e outros.

Deixe um comentário


Outras Notícias