Coopaf realiza assembleia e elege nova diretoria

A Coopaf – Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar Solidária- realizou assembleia geral ordinária e extraordinária na segunda-feira (28). O evento aconteceu a partir das 17h no CEFAS. Em pauta estava a prestação de contas, eleição e posse da diretoria de 2022 a 2026, eleição e posse do Conselho Fiscal, inclusão e exclusão de cooperados, além de mudança de endereço e outros assuntos de interesse. Durante o encontro, ainda aconteceram sorteios e foi oferecido um jantar.

A diretoria apresentou as ações realizadas pelo grupo no ano de 2021. Eles elencaram o mercado institucional, vendas de insumos agropecuários, visita a cooperados, dias de campo, projetos técnicos agrícolas, agroecologia (feira e delivery), cursos de assistência técnica para a juventude, atividades para o grupo Agricultoras em Movimento.

Também foram apresentados os membros da nova diretoria – Conselho Administrativo da Coopaf 2022 a 2026. Diretora Presidente: Adriana Aparecida de Morais Ribeiro; Diretor Financeiro: Antônio Carlos Bagle; Diretor Administrativo: Luiz José do Prado; Conselheiros: Luzitana Isabel Ferreira de Castro e João Francisco dá Silva.

A nova presidente da Coopaf, Adriana Aparecida de Morais Ribeiro, era membro do conselho administrativo e comentou sobre os planos para a sua gestão e sobre ser a primeira mulher à frente da cooperativa.  “O meu nome foi indicado para o cargo e eu resolvi aceitar. Nós mulheres temos que, além de sermos cooperadas, sermos atuantes. Para nós, o costume é que ocupemos cargos menores, então, ser presidente é muito importante para mostrar que, de fato, também somos capazes de liderar e gestar. Não farei nada sozinha, porque tenho todo o suporte da nossa diretoria e colaboradores. Agradeço aos cooperados que confiaram no nosso trabalho e vamos continuar investindo nas ações da cooperativa, que são construídas de forma coletiva. Vamos fortalecer, cada vez mais, o trabalho de base junto ao quadro social”, afirmou.

Antônio Carlos Bagle, que após 10 aos à frente da cooperativa entregou o cargo para a nova presidente, falou sobre a importância do trabalho. “Quando começamos, a cooperativa ainda não existia nos moldes atuais, a partir de 2015 começamos a atuar de forma mais efetiva. Agora, passando o cargo para a Adriana, mas continuando na diretoria, vou me dedicar mais ao trabalho de campo”, conta.

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé e Região, Eduardo Alcântara, também é cooperado da Coopaf e elogiou a iniciativa da prestação de contas. “Acho importante qualquer instituição trazer os números do exercício anterior para os cooperados. A Coopaf é uma cooperativa de produção, que era um sonho do movimento sindical. Ficamos satisfeitos com os números apresentados, porque é mais um fruto do sindicato que cresce e ganha independência”, destacou. Ele também parabenizou a antiga gestão pelo trabalho e transparência e deu as boas vindas à nova diretoria.

Os cooperados também deram seus depoimentos sobre a instituição. Davi Aparecido de Oliveira é associado há 8 anos e é de Rosário da Limeira. Ele falou sobre os benefícios de ser um cooperado. “Eu e outros familiares somos associados da Coopaf e acho interessante esse trabalho de compra e venda diretamente do produtor. Acredito muito no associativismo e no cooperativismo, porque a união sempre fez a força. Quando o pequeno se junta, tudo fica mais fácil”, declarou.

Quem também deu seu testemunho sobre os benefícios do associativismo foi Regina de Oliveira Cunha Prado. Ela é de Barão do Monte Alto e está na cooperativa há cinco anos. “Eles fazem um trabalho muito bom, que abrange todos os produtores, porque conseguimos expor e vender os produtos que produzimos e sem a ajuda deles a comercialização seria mais difícil. Hoje elegemos uma mulher para liderar a cooperativa, e isso é mais um incentivo para as mulheres do campo,” destacou.

Deixe um comentário


Outras Notícias