Conselho Comunitário de Segurança Pública de Muriaé (CONSEP) empossa novo presidente
O Conselho Comunitário de Segurança Pública de Muriaé (CONSEP) empossou seu novo presidente, Vitor Santos Oliveira, em uma cerimônia realizada na noite de 11 de novembro, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Muriaé (CDL). A solenidade contou com a presença do comandante do 47º Batalhão da Polícia Militar de Muriaé, Tenente Coronel Wesley; da promotora de justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Jackeliny Ferreira Rangel; além de representantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Penal e outras autoridades locais.
O CONSEP é uma entidade de direito privado, embora tenha sido criada pela Polícia Militar de Minas Gerais. Sua missão é mobilizar a comunidade para os problemas de segurança que afetam Muriaé, atuando em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais e o Poder Judiciário. Por meio dessas colaborações, a entidade já viabilizou importantes recursos destinados à aquisição de equipamentos e melhoria das condições de trabalho dos agentes de segurança pública do município.
Em seu discurso de posse, o novo presidente, Vitor Santos Oliveira, destacou o compromisso e a continuidade do trabalho. “É com grande alegria que assumo a presidência do CONSEP de Muriaé. Acompanho esse trabalho há anos e vi o esforço e a dedicação de Haroldo e de toda a diretoria, da qual eu fazia parte como secretário. Agora, aceito o desafio de liderar e contribuir ainda mais para a segurança de nossa comunidade. Tenho certeza de que, junto com a nova diretoria, realizaremos um trabalho significativo e positivo em prol da segurança pública nos próximos dois anos”, afirmou.
O ex-presidente Haroldo do Espírito Santo, ao transmitir o cargo, fez um balanço de sua gestão e elogiou seu sucessor. “É uma honra passar o cargo para uma liderança jovem e competente como Vitor Santos. Durante nossa gestão, conseguimos trazer muitos recursos para as forças de segurança, e somos gratos ao Ministério Público e ao Poder Judiciário por sua confiança em nossa administração dos recursos. A segurança é responsabilidade de todos, e estamos sempre empenhados em fazer nossa parte para uma Muriaé mais segura”, destacou.
A promotora de justiça Jackeliny Rangel também reforçou a importância do CONSEP e o papel da sociedade no fortalecimento da segurança pública. “O CONSEP é uma entidade do terceiro setor que atua conosco na polícia comunitária. Ele é um intermediário entre Ministério Público, Pode Judiciário, a sociedade civil e as forças policiais da comarca e faz o fluxo de informações e recursos aplicados na segurança pública, um exemplo claro de que a segurança pública precisa da participação ativa de toda a comunidade. Agradecemos às pessoas que estão à frete do CONSEP e fazemos voos que essa nova gestão traga mais frutos para a nossa cidade”, explicou.
Entre os fundadores do CONSEP, João Batista Braga, conhecido como João da Farmácia, relembrou a trajetória da entidade desde seus primeiros passos. “O CONSEP começou com a doutora Maristela Guarçoni, e, após seu falecimento, eu e o Sr. Dé do João XXIII seguimos com o trabalho. Visitávamos as residências de Muriaé, pedindo apoio dos moradores pela conta de luz. Já são 22 anos de história. Fui tesoureiro por seis anos e presidente por quatro, e fico muito feliz ao ver como o CONSEP evoluiu, realizando um trabalho excepcional em benefício da segurança pública,” contou.
O evento de posse marcou uma nova fase para o CONSEP, que continua com o compromisso de unir forças e recursos para garantir a segurança e o bem-estar de Muriaé e seus moradores.