Comitê da Covid-19 atualiza situação hospitalar na cidade e mantém comércio aberto
Autoescolas e restaurantes devem voltar a funcionar, com novas regras
Em transmissão ao vivo na noite de quinta-feira (21), o prefeito Grego atualizou a situação hospitalar do município, ao lado do secretário de Saúde Dr. Paulo César de Oliveira e do infectologista Dr. Daniel Licy. Grego revelou, ainda, que autoescolas e restaurantes devem retomar as atividades nos próximos dias, seguindo orientações do Governo de Minas.
Segundo o prefeito, está para ser publicado um decreto estadual que deve liberar o funcionamento de restaurantes em todos os dias da semana, mas somente das 11h às 14h e das 18h às 21h, sem venda de bebidas alcoólicas, entre outras regras. Na segunda (18), o DETRAN havia liberado o retorno das autoescolas no estado, também com uma série de recomendações e regras. “Não crucifiquem os gestores municipais. São ordens que vêm do Governo de Minas, com aval da Secretaria de Saúde”, pediu Grego.
Na atualização do boletim epidemiológico da cidade, o secretário municipal de Saúde, Dr. Paulo César, revelou que, no momento, há 33 pacientes internados com suspeitas da doença em Muriaé, mas apenas cinco destes já foram confirmados. No total, a cidade tem 52 de 83 leitos de UTI ocupados.
Já o infectologista voltou a falar que a cidade sofrerá, inevitavelmente, as consequências da pandemia, como todo o mundo. Segundo Dr. Daniel, as mortes acontecerão, mas é preciso que haja condições de atender a todos os pacientes graves da doença. “Exigir que a cidade não enfrente problemas em meio a essa pandemia é surreal”, avaliou o médico, que voltou a reforçar, junto do secretário, a necessidade do distanciamento social, uso de máscaras e todas as demais regras para evitar o contágio acelerado da Covid-19.
Barreira sanitária e asfaltamento na nova rua da feira
Durante a transmissão, o prefeito também anunciou que nesta sexta-feira (22) terá início uma barreira sanitária na rodoviária de Muriaé. Profissionais farão a medição de temperatura e distribuirão álcool em gel aos visitantes que chegam à cidade. Além disso, também foi anunciado o asfaltamento da rua onde a feira passou a funcionar, desde o último dia 10, na avenida Alfredo Pinto Carneiro, bairro Boa Vista.