Comenda Bernadete Carneiro Garcia é entrega a 17 mulheres
Evento contou com a presença da irmã da homenageada D. Vera Restom
Foi realizado na noite de 30 de março no Anfiteatro do Memorial da Fundação Cristiano Varella a outorga das Comendas Bernadete Carneiro Garcia a 17 mulheres selecionadas entre os vereadores e prefeito de Muriaé. Esta solenidade encerra oficialmente as comemorações do Mês da Mulher no Legislativo Municipal.
A solenidade contou com a presença de familiares de Bernadete Caneiro Garcia, que dá nome comenda, em especial, de sua irmã Vera Restom que ocupou acento na mesa diretora e discursou em nome da família. Além de Vera, fizeram uso da palavra a vereadora Drª Miriam Facchini, autora do projeto que deu origem a Lei Municipal Nº 5.386, de 2017, que regulamenta esta honraria, o prefeito Dr. Marcos Guarino e o presidente da Câmara, Dr. Gerson Varella Neto.
A cerimônia contou ainda com a participação especial da Banda Marcial Bernadete Carneiro Garcia que realizou o encerramento da solenidade.
Visivelmente emocionada D. Vera Restom, irmã de Bernadete, também foi homenageada pelo presidente da Câmara Gerson Varella Neto e sua esposa Talita. “É uma honra estar em Muriaé, rever amigos e ver de perto o crescimento do projeto que minha irmã ajudou a plantar. Ela era uma pessoa abençoada por Deus, temos muito orgulho dela. Toda a sua alegria, música e arte eu vi presente aqui. Parabéns a prefeitura de Muriaé pela escola maravilhosa, a Câmara por esse momento único e a todas as homenageadas da noite”, salientou.
A comenda recebeu o nome de Bernadete Carneiro Garcia por ela ter sido a primeira mulher eleita vereadora em Muriaé (1973 a 1976). Bernadete foi uma mulher de grande destaque em Muriaé, tendo sido uma das fundadoras da primeira escola ginasial gratuita (1958) no município e Secretária Geral do Projeto Pró-Moradia ao qual se dedicou por muitos anos.
A homenageada – Bernadete Carneiro Garcia teve diversas contribuições para a educação e projetos sociais. Ela nasceu em Patrocínio do Muriaé, em 25 de dezembro de 1933. Filha de Antônio Carneiro Garcia e de Laurindina Carneiro Garcia, desde sua infância, mostrava uma personalidade marcada pela alegria de viver e conviver e pela paixão por música – durante toda a sua vida, dedicou-se a estudar violino.
Sua principal contribuição para Muriaé, onde viveu desde a juventude, aconteceu em 1958, numa época em que só crianças e adolescentes com boas condições financeiras conseguiam acesso às escolas. Bernardete, junto com um grupo de idealistas, fundou, então, a primeira escola ginasial gratuita do município ligada à Campanha Nacional de Educandários Gratuitos. Com isso, viabilizou o estudo de muitos muriaeenses, mudando para melhor seus destinos.
Já em fevereiro de 1992, foi escolhida a Primeira Secretária Geral do Projeto Pró-Moradia, fundado também em Muriaé pelo Padre Tiago Prins. O projeto, ainda em funcionamento, tem como objetivo dar acesso à casa própria a famílias de baixa renda, e, Bernadete esteve dedicada a ele até seus últimos dias de vida.
Bernadete amava os moradores destas casas como se fossem sua própria família e dedicava muito do seu tempo a eles. Alegre, divertida, adorava fazer serenatas e fazia parte de vários grupos de chorinho e de músicas populares. Por isso, após falecer, em 07 de janeiro de 2009, sua família e seus amigos foram motivados a criar o
“Projeto Bernadete Carneiro Garcia”, onde todos os professores são voluntários, com a finalidade de educar jovens dos bairros Marambaia, São Joaquim e Vale Verde por meio da música. Contando também com instrumentos doados – que são emprestados aos alunos para estudar em casa – a Escola de Música têm contribuído para mudanças reais na vida desses jovens.
Este Projeto é baseado na filosofia de educar o corpo, alma e mente do jovem, cuidar de sua integração na sociedade e no universo, ampliar seus horizontes e, sobretudo, orientá-los para fazer escolhas, porque delas depende o seu futuro. Através da música, é possível trabalhar a sensibilidade, o bom gosto, coordenação muscular e mental, noção de tempo, ritmo, participação no grupo e principalmente, aumentar a auto-estima.
Além de todas essas homenagens, Bernadete dá nome a uma fanfarra em Muriaé.