Colaboradores do Sicredi de MG participam de integração no RS
Em uma semana intensa de trabalhos, a equipe teve a oportunidade de conhecer mais do Sicredi e o trabalho que a cooperativa desenvolve na sua área de atuação no Sul do País
Uma comitiva de oito colaboradores, que atuam nas agências da Sicredi Botucaraí em Minas Gerais, estiveram no Rio Grande do Sul no mês de setembro participando do processo de integração de novos colaboradores. Em uma semana intensa de trabalhos, a equipe teve a oportunidade de conhecer mais do Sicredi e o trabalho que a cooperativa desenvolve na sua área de atuação no Sul do País. A estadia no Sul contemplou treinamentos técnicos na sede da cooperativa, bem como visita às três agências do Sicredi, na cidade de Soledade/RS.
De acordo com o gestor da área de pessoas, Vinícius Loss dos Santos, além da capacitação técnica que abordou temas como negócios, crédito e desenvolvimento, os colaboradores puderam conhecer a cooperativa, entender o modelo de trabalho que ela desenvolve. “Além da área técnica, eles também tiveram uma abordagem sobre Cooperativismo, Programas Sociais, valores, propósito do Sicredi e o impacto na sociedade, associados e comunidades”,- pontua Vinícius.
Os colaboradores mineiros ainda aproveitaram a Semana Farroupilha para conhecer mais da cultura gaúcha, participando efetivamente das programações do CTGs (Centros de Tradições Gaúchas), da cidade de Soledade.
A colaboradora Anne Katty Moraes Rizon, Assistente de Negócios da agência Muriaé Barra, compôs a comitiva que esteve no Rio Grande do Sul. Para ela, a integração foi uma experiência muito rica. “O treinamento já foi bastante interessante, mas foi mais interessante pelas várias ações que a equipe desenvolveu para nos conectarmos à cultura do Sul, e principalmente por nos proporcionar estar com colegas de várias agências do Sul”, explica.
Segundo ela, o que mais marcou foram os eventos que tiveram a oportunidade de participar. “Conseguimos ver o sentimento e a cultura cooperativista. O café da manhã compartilhado, o jantar onde nós fomos extremamente bem recebidos. Foi impactante. Trago dessa experiência, um entendimento melhor sobre cooperativismo, pois vivemos na prática tudo isso. Acredito que agora, com essa experiência cultural, será possível falar com mais propriedade sobre cooperativismo e trazer de alguma forma essa vivência para nosso dia a dia”, acrescenta.
Yara Oliveira Faria é estagiária da agência Muriaé Centro, e está na cooperativa desde o dia 28 de abril deste ano. Para ela, participar deste momento foi uma experiência incrível. “Antes, nós tínhamos conhecimento da história do Sicredi em palavras, mas viver essa história de pertinho é maravilhoso. O melhor de tudo é saber que estamos conseguindo trazer isso tudo para Minas Gerais, um atendimento diferente, com foco nas pessoas e sempre tentando desenvolver a comunidade”, explica.
Para ela, o que mais marcou nessa experiência é a forma como o Sicredi é visto pelas pessoas na sua região de atuação. “As pessoas falam do Sicredi com uma gratidão e um carinho que não tem como descrever em palavras, só mesmo vivenciando para saber”, relata.
Para o gerente de Desenvolvimento e Negócios da Cooperativa, Laoni da Cunha, que coordena o projeto de expansão da Sicredi Botucaraí, em Minas Gerais, a proposta de levar os colaboradores para a sede, no Rio Grande do Sul, é promover uma imersão deles no Sistema Cooperativo dentro do modelo que o Sicredi desenvolve no Sul. “Por mais que eles já conheçam o Sistema Cooperativo aqui praticado, nós entendemos que eles precisam conhecer o cooperativismo praticado pelo Sicredi, por isso conhecer o modelo de trabalho desenvolvido por nossa cooperativa, na sua essência, é fundamental”, explica.
Laoni ressalta que desde a primeira equipe de colaboradores contratados, a Cooperativa teve a preocupação de que eles pudessem viver essa experiência, e essa proposta vem sendo mantida com todos os novos colaboradores contratados. “O objetivo é que eles entendam a proposta da Cooperativa, tragam essa experiência para suas agências e apliquem na prática”, finaliza.