Chicão da Emater recebe a Medalha José Alencar em reconhecimento à sua dedicação ao desenvolvimento rural sustentável
Na cerimônia de honra mais importante de Muriaé, Francisco Paiva de Rezende, carinhosamente conhecido como Chicão da Emater, foi agraciado com a prestigiada Medalha José Alencar, em reconhecimento à sua extraordinária contribuição para o desenvolvimento rural sustentável.
Chicão da Emater é um dos 14 filhos do casal Maria José de Paiva Rezende e Mário Rezende da Silva, é uma figura emblemática na comunidade, onde dedicou longos anos de sua vida ao serviço da Emater. Técnico Agrícola formado pelo Colégio Agrícola Drª Carolina da Mota e Silva, em Espírito Santo do Pinhal, São Paulo, e com graduação em Ciência e Matemática pela Faculdade Santa Marcelina em Muriaé e Pós-graduação em negócio, gestão e empreendedorismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Chicão sempre buscou aprimorar seus conhecimentos para melhor servir à comunidade rural. Como servidor da Emater possui longa história de envolvimento na conscientização da população rural para preservação do meio ambiente, promovendo a destinação correta de embalagens, o uso adequado de produtos agropecuários, a proteção de mananciais de água, matas e a não utilização do fogo como prática de limpeza das terras.
Incentivou e ensinou o uso de ações de conservação do solo adequadas a fim de proporcionar equilíbrio entre o uso da terra e a manutenção das espécies. Como produtor rural, possui em suas terras mais de 4.5 hectares de mata nativa preservada, atuando ainda em recuperação de matas ciliares e na proteção de um bosque com mais de 70 árvores de Pau-Brasil. Ministrou dezenas de curso para famílias rurais na área de olericultura, fruticultura, milho, arroz, feijão, indústria rural, cafeicultura, bovinocultura, apicultura e lideranças rurais. Sempre fez parte da Equipe que organizava o Pavilhão Agrícola da Exposição de Muriaé. O seu trabalho sempre foi em 3 pilares respeito à família, meio ambiente promoção socioeconômica dos produtores e produtoras. Trabalhou com os prefeitos Paulo Fraga, João Braz, Amílton Marinho, Paulo Carvalho, Cristiano Canedo, Odilon Carvalho, Carlos Fernando, José Braz e Aloiso Aquino.