Câmara Municipal de Miraí concede títulos de Cidadania Honorária a autoridades
Cerimônia solene também marcou o lançamento da pedra fundamental do Fórum que será construído na cidade
O município de Miraí viveu um dia histórico na segunda-feira (23). Em cerimônia solene promovida pela Câmara Municipal, foi lançada a pedra fundamental da obra do Fórum Ministro Antônio Martins Vilas Boas, que será construído e comportará a Comarca de Miraí. O evento contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Desembargador Nelson Missias de Morais, além de diversas outras autoridades, como o prefeito municipal Luiz Fortuce. Na mesma ocasião, a Câmara homenageou quatro pessoas com os títulos de Cidadania Honorária Miraiense.
O presidente da Câmara, Almir Alves de Araújo, comandou a entrega dos títulos aos homenageados. Além do desembargador Nelson Missias de Morais, receberam a honraria o presidente da Energisa MG, Eduardo Alves Mantovani, o desembargador Vítor Inácio Peixoto Parreiras Henriques e o juiz da 3ª Vara Cível de Muriaé, Maurício José Machado Pirozi.
Ao receber a homenagem, o chefe do Judiciário mineiro agradeceu a lembrança e ressaltou a receptividade do povo miraiense. “É um prazer estar aqui novamente em Miraí, uma recepção de alto nível e uma homenagem que certamente representa uma grande honra para mim, ainda mais em um momento histórico para o município, que receberá a obra do Fórum”, resumiu o desembargador Missias.
Diretor presidente da Energisa em Minas Gerais, Eduardo Alves Mantovani lembrou a rica história cultural de Miraí, terra de Ataulfo Alves, para agradecer à homenagem. “É um orgulho muito grande. Agradeço ao presidente da Câmara Almir, que inclusive é aposentado da Energisa, ao emblemático Luiz Fortuce, prefeito pela terceira vez e a toda a população de Miraí. É um título que certamente terá um lugar especial em meu gabinete”, disse Mantovani, que revelou ainda que Miraí possui um dos melhores serviços de energia do país, com média de apenas quatro horas de interrupção de abastecimento ao ano.
Em seu discurso, o desembargador Vítor Inácio Peixoto Parreiras Henriques agradeceu a homenagem ressaltou a proximidade com o centenário de emancipação do município, que será comemorado em 2023, e a forte presença de filhos de Miraí nos quadros do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
O juiz Maurício Pirozzi relembrou seus três anos de trabalho em Miraí, ainda no início de carreira. “Deixei muitos amigos e, depois de tanto tempo, receber esse reconhecimento representa grande emoção e gratidão. Meu filho mais novo nasceu em Miraí, então agora seremos dois miraienses em casa”, revelou.
Fórum Ministro Antônio Martins Vilas Boas representa conquista histórica para Miraí
Após muitos anos de luta e espera, a Comarca de Miraí finalmente terá uma sede própria. Foi anunciada pelo presidente do TJMG a construção do Fórum Ministro Antônio Martins Vilas Boas, antiga reivindicação da população, dos servidores da Justiça e dos profissionais de direito de Miraí e região.
Segundo o presidente da Câmara, Almir Alves de Araújo, a obra representa um novo tempo para Miraí. “A sensação é de dever cumprido. É um sonho Miraí ter a sede própria do Fórum, e num futuro próximo, também um juiz titular na cidade. A Câmara e a Prefeitura uniram esforços por essa obra, que deixou a população maravilhada”, disse.
O prefeito Luiz Fortuce também enalteceu a importância da obra. “Há muitos anos, a Comarca foi instalada no município e funcionava em imóvel emprestado, e hoje recebemos do presidente a planta da nova construção, uma promessa do presidente, que disse que veria este fórum pronto antes de terminar esse mandato. Certamente, é uma obra marcante para o município de Miraí”, avaliou o prefeito.
O diretor do foro da comarca, juiz Felipe Teixeira Cancela Júnior, também destacou que “uma nova sede do Poder Judiciário em Miraí atesta o intuito de oferecer um espaço digno para receber o cidadão e para que os profissionais da Justiça trabalhem com mais conforto e segurança”. Na avaliação do magistrado, “com espaços mais adequados para os serviços, as energias se revigorarão, juntamente com a alegria e o desejo de fazer o melhor, em benefício da comunidade. O alvo de toda melhoria é o cidadão, que é a razão de ser do serviço público”.
Agradecimento – Eduardo Mantovani
“Com imenso orgulho recebi, na segunda-feira (23), o título de Cidadão Honorário de Miraí. Agradeço inicialmente aos meus amigos Luiz Fortuce, prefeito pela terceira vez do município, e Almir Alves de Araújo, aposentado da Energisa e atual presidente da Câmara Municipal, estendendo meus cumprimentos a toda a população.
Miraí é um dos exemplos da atenção da Energisa Minas Gerais com a Zona da Mata. O histórico município – terra de nomes como Ataulfo Alves e Afonso Pereira – possui hoje uma das melhores taxas de qualidade do serviço de energia elétrica do país, com números comparáveis a países de primeiro mundo.
Em meu nome e da Energisa Minas Gerais, reafirmamos o compromisso e o carinho imenso com Miraí e toda a Zona da Mata mineira.”
Eduardo Alves Mantovani
Diretor Presidente da Energisa Minas Gerais
Agradecimento – Maurício Pirozi
“Com muita honra e satisfação, fui condecorado Cidadão Honorário de Miraí na última segunda-feira (23). Receber tão importante homenagem do município que me acolheu, ainda em início de carreira, e no qual vivi por três anos, é uma grande alegria.
Agradeço ao vereador Osvaldo Alves Felipe, o Sapé, pela indicação, ao presidente da Câmara Municipal, Almir Alves de Araújo, ao prefeito Luiz Fortuce e a toda a comunidade miraiense por esta belíssima homenagem. Ficam meus votos de prosperidade e pleno desenvolvimento a este município tão querido.”
Maurício José Machado Pirozi
Juiz da 3ª Vara Cível de Muriaé