Bailarino Walleyson Malaquias e alunos da Escola de Dança encantam durante apresentação
Alunos da Escola Municipal de Dança Jorge Rodrigues Barroca apresentaram uma mostra do trabalho que vem sendo desenvolvido dentro de uma nova modalidade na instituição: a dança contemporânea. A apresentação, intitulada “Noite de Dança Contemporânea”, que aconteceu na quinta-feira (27), no Teatro Municipal Belmira Vilas Boas, contou com a participação especial do bailarino e ex-aluno da escola, Walleyson Malaquias.
Atualmente, Walleyson é integrante do Grupo Experimental de Dança (GED) da ONG Corpo Cidadão do Grupo Corpo de Dança, integrante do Grupo de Formação Círculo da Dança e aluno do Curso Técnico de Dança do Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado (Cefart), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. O muriaeense tem conquistado diversos prêmios em apresentações. Ele também adquiriu o seu registro profissional junto ao Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais (Sated).
“É muito gratificante voltar aqui, porque foi em Muriaé que comecei a minha carreira, a fazer as aulas, as apresentações. Estar fazendo parte do GED e do Cefart está sendo uma experiência muito boa e diferente. O intuito agora é entrar em uma companhia de dança e me especializar cada vez mais”, conta.
Walleyson recebe uma bolsa de estudos da Prefeitura de Muriaé. A diretora-geral da Fundarte, Gilca Napier, afirma que ele está sendo referência para os outros bailarinos da cidade que querem seguir carreira na dança. “Ele se adequou à dança, gosta de dançar e está fazendo carreira nessa área. Ele é um exemplo. É muito estudioso e responsável. Ele encanta as pessoas por onde passa, não só pelo potencial para a dança, mas também pelo potencial humano”, afirma.
Três alunas da escola, Emanuely Beatriz Evêncio, Giordana Fonseca Nery, Gabriele dos Santos Luciano, dirigidas pela professora de dança Ana Lídia Ferreira, e Walleyson encantaram o público. A prova do sucesso foram os aplausos calorosos que receberam depois de cada apresentação.
“O objetivo deste evento foi mostrar ao público as obras que estão sendo realizadas na escola nessa modalidade. As alunas criaram suas apresentações durante as aulas e já apresentaram essas obras na ‘Mostra Criativa de Dança’, que aconteceu no primeiro semestre desse ano. Agora elas tiveram a oportunidade de reapresentarem esses trabalhos”, afirma Ana Lídia.
Criada em 2005, a Escola Municipal de Dança Jorge Rodrigues Barroca, localizada na Rua Júlio Brandão, 265, 2º andar, Barra, atende alunos e alunas de 5 a 18 anos, oferecendo aulas de dança criativa, ballet clássico, jazz e dança contemporânea. As inscrições para novas vagas são abertas geralmente em fevereiro.