APAE Muriaé promove reunião sobre fluxo de trabalho
A APAE de Muriaé recebeu a comunidade para um encontro onde foram apresentadas as orientações referentes ao fluxo de trabalho da instituição. O evento aconteceu na noite de segunda-feira (20), na sede da associação à Rua Nicolau Taranto, 594, no Cerâmica. A reunião contou com a presença de três vereadores, Drª Miriam Facchini, Christian Tanus e Delegado Rangel.
Cláudia Moreira, Referência Técnica da Junta Reguladora da Rede Cuidados da Pessoa com Deficiência e o presidente da APAE, Dr. Ênio Bernardo, conversaram com os presentes sobre a estrutura da instituição.
“Nós identificamos uma grande fila de espera para iniciar os atendimentos, e, dentro das funções da junta, trouxemos algumas solicitações de rotatividade dos usuários para que mais pessoas pudessem ser assistidas, não gerando desassistência. Estamos fomentando junto aos gestores de saúde, educação e desenvolvimento social, medidas para melhorar a saúde das pessoas com deficiência intelectual e do transtorno espectro autista dentro do município”, destacou Cláudia Moreira, que frisou a importância da junta trabalhar com a APAE. “Nossa entidade regulamenta o fluxo de atendimento, mas a pactuação do atendimento das pessoas com deficiência intelectual é na APAE, através de convênio estadual”, esclareceu.
O presidente da APAE, Dr. Ênio Bernardo, fez um resumo da atual situação da associação. “Fazemos um trabalho com muita transparência e temos uma gratidão muito grande pelos usuários e entes conveniados. Sabemos do nosso papel e assumimos o protagonismo das políticas para as pessoas com deficiência intelectual e TEA aqui no município. Portanto, é necessário esses momentos de alinhamento e esclarecimento sobre o fluxo de atendimento, serviços ofertados e convênios vigentes.
Ênio Bernardo ainda reforçou que a diretoria tem compromisso com a modernização e atualização do atendimento e do fluxo. “Estamos construindo isso e toda mudança demanda esforço. A APAE está passando por um choque de gestão tanto na parte administrativa quanto na de atendimento. Estamos muito felizes, pois hoje, a APAE é uma instituição que tem buscado desempenhar cada vez mais um serviço de qualidade no atendimento a pessoa com deficiência intelectual e TEA, salientou agradecendo a presença da comunidade e dos vereadores.