Amerp e Cimerp capacitam servidores municipais da região para atuar com as novas regras de licitação

A  Amerp – Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Pomba – e o Cimerp – Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Pomba,  realizaram, na primeira semana de março, o curso de capacitação de servidores municipais dos poderes executivo e legislativo da região para licitação.

O evento aconteceu no auditório do Condesc e reuniu cerca de  120 servidores, de mais de 15 cidades. Eles acompanharam os dois dias de orientações passadas pelo experiente Professor Denerson de Campos Souza, profundo conhecedor nos processos licitatórios e suas regulamentações.

A Licitação é o processo por meio do qual a Administração Pública contrata obras, serviços, compras e alienações. A legislação que rege a prática passou por modificações e por isso, a associação  junto ao consórcio está realizando as capacitações. Durante as aulas práticas, os presentes aprenderam sobre instrução na fase interna, elaboração de documentos de formalização de demanda estudo técnico preliminar e termo de referência.

O Secretário Executivo da Amerp e também advogado e contador, Dr. Evandro Hassen Freire, ressaltou a preocupação das instituições com a atualização de informações para as prefeituras e com a legalidade dos processos. “Estamos atendendo a uma demanda dos municípios, sobre a entrada em vigência da Lei 14133 (Nova de Lei de Licitações e Contratos). Havia dúvidas nas questões práticas e elas estão sendo sanadas neste curso. E a adesão mostra a nossa credibilidade”, enfatizou.

O professor Denerson de Campos Souza comentou sobre as aulas. “Identificamos que os municípios e as entidades públicas têm tido dificuldades na elaboração de novos documentos de acordo com a nova lei de licitações, então, estamos promovendo a prática: explicando como como montar os processos, desde a sua abertura. Eu agradeço à Amerp e  ao Cimerp, que vislumbraram essa necessidade e conseguiu promover o curso”, disse.

Gabriel Sobreira Figueira é representante do Consórcio Cisnovo, participou das atividades e tomou as práticas como exemplo. “Para nós do Cisnovo, um consórcio ainda embrionário, esta experiência está sendo de suma importância e gerando grande aprendizado para a nossa equipe. E sem dúvida a Amerp e  o Cimerp são um modelo que gostaríamos de seguir”, destacou.

Deixe um comentário


Outras Notícias