Ambulatório Municipal de Atendimento Multidisciplinar em Pediatria recebe nome de Maria Antônia de Oliveira Latini Veiga
A emoção tomou conta da inauguração do Ambulatório Municipal de Atendimento Multidisciplinar em Pediatria, inaugurado em Muriaé no dia 16 de junho. O centro de tratamento recebeu o nome de Maria Antônia de Oliveira Latini Veiga, símbolo de luta pela conscientização e tratamento da Síndrome de Edwards. O local, que funciona no antigo SESC, oferece atendimento multiprofissional a crianças com deficiências e no espectro autista.
Carolina Pinto de Oliveira Souza, mãe da homenageada, contou um pouco da história de luta e superação da família, desde o nascimento da menina, em 12 de fevereiro de 2015. “É um momento muito emocionante e passa por várias nuances, porque quando a nossa filha nasceu, fomos lutando, vivendo e trazendo dignidade para a vida dela e não tínhamos noção do impacto que isso tinha na vida das pessoas. Mas elas comungavam dos nossos sentimentos. E, quando a Maria Antônia partiu, houve uma comoção que nos surpreendeu, eu via as pessoas sofrendo a minha dor e entendi que elas viveram o meu amor”, disse emocionada.
Carolina ainda concluiu ressaltando que “Isso é mais uma prova de que o amor contagia, e que quando a gente luta, as coisas vão acontecendo. Os anjos surgem. E mesmo com a perda dela, isso me faz entender que nada apaga as nossas vitórias. O que eu mais desejo é que as pessoas atendidas aqui persistam assim como a minha filha persistiu; que insistam, tentem e não desanimem no primeiro obstáculo. Continuem, pela medicina, pelo amor e além. Minha filha está aqui, porque quem vive na gente, não morre!”, finalizou.
De acordo com a Prefeitura de Muriaé, responsável pelo ambulatório, o espço foi criado a partir dos levantamentos realizados pela Junta Reguladora da Rede de Cuidados das Pessoas com Deficiência no mutirão de acolhimento dos Autistas realizado em dezembro de 2022.
De acordo com a Ascom da PMM, “com a implantação do Ambulatório Multidisciplinar, o Governo Municipal visa agilizar o fluxo assistencial, e com isso garantir ao usuário o tratamento adequado com os profissionais necessários. O objetivo da Prefeitura de Muriaé com a implantação do Ambulatório Multiprofissional é garantir o tratamento adequado, tanto na qualidade, quanto na celeridade do desenvolvimento das nossas crianças com deficiência.”
Os atendimentos serão realizados por uma Equipe Multiprofissional capacitada, realizando terapias coletivas, oficinas terapêuticas, grupo de orientação, entre outras atividades. A Coordenação clínica será realizada por profissionais de Nível Superior dentro da área da saúde; atualmente, será uma Enfermeira.
A equipe Multiprofissional é uma Equipe bastante robusta, composta por:
– Médico
– Psiquiatra Pediátrico
– Enfermeiro
– Fonoaudiólogo
– Fisioterapeuta
– Terapeuta Ocupacional
– Educador Físico
– Psicólogo
– Assistente Social
– Nutricionista
– Pedagoga