Alunos do DECA são homenageados na Câmara por projeto que ganhou destaque em Minas
Projeto “Química da Felicidade” foi a primeira participação de Muriaé na Feira Mineira de Iniciação Científica
Cinco alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Desembargador Canêdo (DECA) receberam uma moção de aplausos durante a sessão da Câmara Municipal na terça-feira (27). Eles foram autores do projeto “Química da Felicidade”, que marcou a primeira participação de Muriaé na Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC), que é a segunda mais importante do segmento no país. Entre 196 projetos de sua faixa etária, os alunos do DECA conquistaram o 2º lugar da categoria “Ciências Humanas”, sendo os melhores do Brasil, já que o primeiro lugar ficou com um projeto do Paraguai.
O projeto foi desenvolvido pelos alunos Luísa Caroline, Nicoly, Luiz Guilherme, Ruan e Eduardo, sob orientação do professor e diretor da escola, Wagner Rocha. “Nosso projeto surgiu ao observarmos que muitos alunos chegavam à escola tristes, desmotivados. Pesquisamos sobre o que vinha influenciando nisso e chegamos à conclusões sobre a influência do meio externo no equilíbrio do corpo, a homeostase. O foco era o bem estar e a felicidade dos alunos, inicialmente”, contou Luísa Caroline.
Após a pesquisa de campo, o projeto foi apresentado na Feira de Ciências da escola e ganhou o primeiro lugar, feito repetido também na Feira regional, o que o credenciou a ser apresentado na FEMIC, que aconteceu de 13 a 16 de agosto na cidade de Mateus Leme, região central do estado. A Feira teve a participação de escolas de 17 estados e três países. “É uma felicidade enorme. Não imaginamos que o projeto tomaria tanta proporção na cidade. Essa homenagem é uma honra, e agradecemos à Prefeitura, ao SICOOB Credisudeste, à secretária municipal de Educação, Maria da Conceição Rodrigues de Souza (Nininha) e a todas as autoridades que nos presentearam. Estamos muito felizes por representar nossa escola, nossos colegas, professores e toda rede educacional de Muriaé”, disse a aluna Nicoly.
Propositor da moção de aplausos aos alunos, o vereador Professor Júlio Simbra parabenizou a turma. “Faço isso com um prazer incrível, vejo estes alunos como a realidade da nossa cidade. Eles não são o futuro, são o presente da cidade. Quero estar velhinho daqui a 20 anos e vê-los cuidando da cidade, então fico muito orgulhoso do trabalho do DECA e dos alunos”, falou o vereador, emocionado.
Para a supervisora pedagógica da escola e coorientadora do projeto, Sandra Conceição Berto Silva, a emoção foi dupla. Ela é mãe dos alunos Luísa Caroline e Luiz Guilherme, autores do projeto. “Eles são gêmeos e, quando nasceram, ouvi que nenhum dos dois sobreviveria. Agora, vê-los se apresentando numa grandiosa feira como foi, com quase mil participantes, é uma emoção enorme. Vemos que eles foram capazes, fizeram o possível e impossível para estarem presentes. Mesmo exaustos, estavam sempre prontos a apresentar o trabalho, então foi muito bom”, avaliou. “Nosso objetivo enquanto escola é formar um cidadão completo, capaz de se colocar no lugar do próximo, e eles são ótimos exemplos. São espontâneos, porém responsáveis e comprometidos”, encerrou Sandra.
As vice-diretoras da escola, Edmen Dias Dutra Oliveira e Marluce Soares Lima lembraram que nem a própria equipe tinha noção da dimensão que o trabalho alcançaria. “Quando eles ganharam a credencial para a FEMIC, melhoraram ainda mais o trabalho, que foi fruto de muito estudo e dedicação”, contaram. “Tivemos dificuldades financeiras para viabilizar a participação. O evento em Mateus Leme aconteceu numa pousada, com os custos por conta da escola. Procuramos a Prefeitura, que através do prefeito Grego nos cedeu o transporte, fizemos bingos e rifas para custear a hospedagem, e vimos como é difícil angariar apoio para projetos educacionais. Eles são verdadeiros campeões”, completaram.