Alunos de Medicina UNIFAMINAS passam por treinamento para atuarem também no SAMU
O curso de Medicina do Centro Universitário UNIFAMINAS firmou, recentemente, um convênio para estender o internato de seus alunos – que já acontece em unidades de saúde e hospitais do município e da região – também para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). No final de outubro, os alunos passaram por treinamentos no Laboratório de Simulação Realística (SIMULAB) da instituição de ensino, em atividade coordenada pelo Núcleo de Educação Permanente do SAMU.
De acordo com Juliana Guedes, coordenadora do SIMULAB, o treinamento é uma exigência do SAMU e Corpo de Bombeiros para a atuação dos alunos nestes órgãos. “Todo o treinamento é realizado em simulação realística. Com a estrutura que o SIMULAB do UNIFAMINAS oferece, é possível realizar diversos níveis de simulação, deixando os alunos preparados para a atuação”, revelou Juliana.
Segundo Júlio César Oliveira de Andrade, coordenador do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, o convênio entre o órgão e o UNIFAMINAS trará experiências únicas para a vivência acadêmica dos alunos. “O serviço pré-hospitalar traz particularidades, pois é um ambiente que não permite tempo para tomadas de decisão, o conhecimento deve ser algo que flui de maneira imediata. O profissional vive numa vitrine durante os atendimentos, além de ter a oportunidade de atender a diferentes pacientes, como crianças, gestantes, vítimas de acidentes, o que vai fortalecer e muito a vivência destes alunos para a vida profissional no futuro”, avaliou.
Para Laila Caires Santana, aluna do 10º período de Medicina UNIFAMINAS, a simulação engrandece o conhecimento. “Conseguimos trazer uma parte da teoria para a prática, treinando os primeiros socorros de maneira integral e enriquecendo nossa vivência acadêmica”, disse. Já Amélia Aparecida Carvalho Neto de Moura, também do 10º período, ressaltou o contato extra-hospitalar. “Seremos a primeira turma com o internato junto do SAMU, tendo a experiência do contato extra-hospitalar, vendo nesta simulação as melhores formas de prestar diversos atendimentos”, explicou.