A Notícia Esportiva – 28/02/2020
Após primeira vitória, NAC tenta embalar no Módulo II. Três reforços são anunciados
O primeiro triunfo do Nacional de Muriaé no Módulo II do Campeonato Mineiro aconteceu com contornos épicos. Na partida diante do Ipatinga, na quinta-feira passada, o NAC estava atrás do placar até aos 40 minutos do segundo tempo. Mas os gols de João Willian e Elder, aos 41 e 43 minutos, respectivamente, garantiram o triunfo e fizeram a festa dos torcedores que compareceram ao estádio Soares de Azevedo.
Apesar do sentimento positivo pela vitória, alguns pontos precisam ser melhorados na equipe. Talvez o mais latente seja a falta de atenção no início dos jogos. Em todas as três partidas até agora na competição, o time levou gol antes dos 10 minutos do primeiro tempo.
Com a vitória sobre o Ipatinga, o Nacional chegou a 4 pontos no campeonato e ocupa a 6ª posição ao final da 3ª rodada. O próximo jogo será contra o CAP Uberlândia, fora de casa, no sábado (29 de fevereiro), às 16h.
O CAP começou mal a competição e somou apenas 1 ponto nas três primeiras rodadas. Mas é um adversário que tem incomodado bastante o NAC recentemente, tendo vencido os dois últimos duelos: 1 a 0 em 2018, no Parque do Sabiá, e 2 a 1 em 2019, no Soares de Azevedo. No histórico de confrontos, são três vitórias para cada lado.
Reforços
Mesmo com o Módulo II já em andamento, a diretoria do Nacional continua trabalhando para reforçar o elenco e dar mais opções ao treinador Gian Rodrigues. Nesta semana, três novos reforços foram anunciados: o volante Théo Maia, o meia-atacante Felipinho e o lateral-direito Bernardo.
O volante Théo Maia tem 22 anos e foi revelado pelo Flamengo, onde ficou por cinco temporadas. Pelo rubro-negro conquistou títulos importantes na base, como a Copa São Paulo de Futebol Júnior e o Campeonato Carioca Sub-20, ambos em 2018. Seu último clube foi o FC Isloch, da Bierlorrússia.
O meia-atacante Felipinho também tem 22 anos e estava no Fortaleza, onde atuou no segundo semestre de 2019. Revelado pelo Bahia, onde esteve por seis anos, disputou as principais competições de base no Brasil e chegou a ser relacionado para jogos da equipe principal, tendo feito parte do elenco bicampeão baiano em 2018-2019.
Bernardo tem 21 anos e chega ao Nacional como lateral-direito. Começou a carreira como zagueiro e nos últimos anos tem atuado na lateral. Assim como Théo Maia, foi revelado pelo Flamengo e fez parte de uma geração bastante vitoriosa na base, também tendo conquistado a Copa São Paulo e o Carioca Sub-20, em 2018. Após deixar o rubro-negro, Bernardo estava no Madureira.
Os três reforços ainda não estão regularizados e, por conta disso, não viajaram com o elenco para Uberlândia. A expectativa é que eles fiquem à disposição para a partida diante do Democrata, em Sete Lagoas, no dia 7 de fevereiro.
Líder do Mineiro, Tombense curte boa fase e sonha com o título
Talvez nem o mais otimista torcedor do Tombense imaginava chegar à 6ª rodada do Campeonato Mineiro do Módulo I na liderança da competição. Mas a realidade tem sido mais do que feliz para o Gavião Carcará. Aproveitando-se dos momentos de instabilidade de Cruzeiro e Atlético, a equipe da Zona da Mata ocupa a 1ª posição, com quatro vitórias e dois empates.
E os bons números não param só no ótimo aproveitamento: o Tombense tem ainda a melhor defesa (apenas 1 gol sofrido) e o segundo melhor ataque (10 gols marcados). Estatísticas que credenciam a sonhar alto na competição.
Desde 2013 na elite do futebol mineiro, o Tombense tem como melhor participação justamente no ano de estreia, quando terminou na 3ª colocação. Entre altos e baixos, o clube alvirrubro sempre se manteve firme na primeira divisão e agora parece preparado para alçar voos mais altos, pensando até no segundo semestre, quando disputa a Série C do Campeonato Brasileiro.
Não dá para falar em favoritismo, até em respeito a camisas mais pesadas das equipes da capital. Mas, por certo, um título Mineiro nunca esteve tão palpável como esse ano.
O próximo compromisso do Tombense na competição será no sábado (dia 29), diante do América, no Independência, em Belo Horizonte.