A Notícia Esportiva – 13/03/2020
Vice-líder, Tombense faz confronto direto contra a Caldense neste sábado
O Tombense continua fazendo ótima campanha na elite do Campeonato Mineiro. Na 8ª rodada, foi a Nova Lima e venceu o Villa Nova por 2 a 1, gols de Rubens e Manoel.
O resultado fez com que o Gavião Carcará mantivesse a vice-liderança da competição com 17 pontos, apenas um a menos que o América.
O próximo jogo será neste sábado (14 de março) contra a Caldense, no estádio Almeidão, em Tombos. O adversário soma os mesmos 17 pontos, sendo que o Tombense leva a melhor no saldo de gols (9 a 7).
Trata-se, portanto, de um confronto direto na luta por uma vaga na fase semifinal. Uma vitória deixaria o Tombense muito próximo de se garantir entre os quatro primeiros do campeonato.
A boa fase coletiva acaba evidenciado também alguns valores individuais. O maior exemplo possa ser do centroavante Rubens, que, de contestado por grande parte da torcida nos primeiros jogos da temporada, passou a fazer gols importantes e é atualmente o vice artilheiro do Mineiro, com quatro gols.
Dentre todos os números positivos registrados pelo time de Tombos até agora, um que chama bastante atenção é o saldo de gols: 9, o melhor entre todos os participantes. O saldo indica neste caso o equilíbrio entre os setores ofensivo e defensivo.
É bastante comum uma equipe ser conhecida por fazer muitos gols, mas ao mesmo tempo também sofrer muitos. Também, ao contrário: a equipe ser muito boa defensivamente, mas apresentar sérias dificuldade em balançar as redes adversárias.
No Tombense, ataque e defesa têm se saído bem ao mesmo tempo. O time tem a melhor defesa, com apenas gols sofridos em oito partidas. O ataque é o segundo mais positivo, com 13 gols marcados, um a menos que o América.
Lembrando que este é o oitavo ano consecutivo que o Tombense joga a primeira divisão do Campeonato Mineiro. A melhor participação foi em 2013, quando terminou com a 3ª melhor campanha.
Nacional recebe o Tupi neste sábado no Soares de Azevedo
O Nacional volta a jogar em casa neste sábado (14 de março), às 16h, contra o Tupi, de Juiz de Fora. A partida está marcada para as 16h, no estádio Soares de Azevedo.
Jogar em Muriaé tem sido raro para o NAC até agora nesta edição do Módulo II do Campeonato Mineiro. Em cinco rodadas disputadas, apenas uma partida foi realizada efetivamente em casa: vitória por 2 a 1 sobre o Ipatinga.
Isso porque o jogo da 2ª rodada contra o Pouso Alegre, que teve mando de campo nacionalino, foi realizado em Juiz de Fora, por conta de uma punição que o clube tinha que cumprir.
E o clube se livrou de uma nova punição: na noite da última terça-feira, o Nacional foi a julgamento no TJD/MG em razão de ter sido relatado em súmula pelo árbitro Ricardo Marques Ribeiro que uma garrafa plástica havia sido lançada no campo na partida diante do Ipatinga. Mas o clube conseguiu provar, com imagens, que o objetivo fora arremessado por uma criança, que brincava nas arquibancadas do Soares de Azevedo, não havendo, portanto, dolo na ação.
Voltando à parte esportiva, o NAC vive bom momento, estando invicto há três rodadas. A última partida foi contra o Democrata, em Sete Lagoas. O time saiu atrás do placar, quando João Sala acertou um sem pulo impressionante, aos minutos do segundo tempo. O empate veio aos 40 minutos, com Jhonathan Moc marcando, de cabeça. 1 a 1, placar final.
O empate na Arena do Jacaré valeu a 3ª colocação na classificação, com 8 pontos. Uma posição dentro do G-4 pode ser considerada positiva, ainda mais se considerado que a tabela foi um tanto quanto cruel com a equipe, que teve que enfrentar viagens seguidas nas primeiras rodadas.
Pelo menos em tese, a tabela dá uma aliviada a partir de agora. Isso porque o NAC faz quatro dos últimos seis jogos da primeira fase em casa. O primeiro deles justamente contra o Tupi, no sábado.
A equipe de Juiz de Fora vem embalada após conseguir a primeira vitória na competição, ao vencer o Athletic na última rodada. O jogo marcou a estreia do treinador Júlio César, que para a partida em Muriaé terá dois desfalques: os volantes Matheus Dias e Robson Manhães estão suspensos.
No Nacional, o técnico Gian Rodrigues pode escalar a mesma equipe que começou jogando as duas últimas rodadas, uma vez que não tem jogadores suspensos. A equipe tem quatro atletas pendurados com dois cartões amarelos: o lateral-direito Jairo, o zagueiro Douglas Alemão e os volantes Gustavo Nicola e Léo Índio.
Após encarar o Tupi, o NAC jogará diante do Betim, fora de casa, no sábado (dia 21).