Demsur é homenageado em desfile da Canarinho do Samba
O Demsur foi homenageado no desfile das escolas de samba do carnaval fora de época de Muriaé. Com o enredo, “Saneamento: a base da dignidade humana”, a Canarinho do Samba levou para a avenida conscientização sobre o meio ambiente além de falar sobre o trabalho da autarquia. A autarquia atua em quatro frentes importantes de trabalho: Captação, tratamento e distribuição de água potável; Coleta e tratamento de esgoto; Drenagem de água pluvial; Coleta e gestão de resíduos sólidos; e, limpeza urbana.
A diretora geral do Demsur, Maria da Consolação Pampolini Freitas, falou sobre a homenagem, inédita na cidade. “Isso é muito significativo, afinal, mostra o reconhecimento e a valorização dos nossos servidores que estão na luta, todos os dias, para manter uma estrutura de vida mais saudável para todos, a partir da coleta dos resíduos, da limpeza urbana, do abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto e também com as obras para drenar as águas pluviais. Assistir a um desfile tão lindo, que engrandece os nossos colaboradores é emocionante, principalmente depois de um período pandêmico tão difícil que passamos, em que nossos profissionais seguiram sem parar, na linha de frente, com coragem e determinação”, destacou.
De acordo com pesquisa realizada pelo IBGE em 2020, quase 40% dos municípios brasileiros ainda não têm serviço de esgotamento sanitário. Uma realidade bem diferente da que acontece em Muriaé, segundo Maria da Consolação. “Aqui, temos o privilégio de ter quase 100% do esgoto coletado e água potável para todos. E, sabemos que o saneamento é deficitário em tantas regiões no nosso país. Por isso, nós ficamos muito felizes e emocionados com essa homenagem, reconhecendo a importância do trabalho que realizamos aqui em nossa cidade”, explicou.
A homenagem partiu da escola de samba e foi totalmente desenvolvida por eles. O Presidente da Liga Carnavalesca de Muriaé e Presidente da escola Canarinho do Samba, Adir de Souza Assis, enfatizou a importância de homenagear a autarquia. “É uma satisfação muito grande. Como diz o enredo “São 500 trabalhando em benefício de 100 mil”, e isso é digno de ser lembrado”, concluiu.