Sicoob Credisudeste lança projeto Descarte Consciente
Visando o descarte adequado do resíduo sólido produzido pelas agências do Sicoob Credisudeste situadas em Muriaé e Centro Administrativo, a cooperativa de crédito lançou o projeto “Descarte Consciente”. A iniciativa, que está em consonância com 3 dos princípios cooperativistas, sendo o 5º “Educação, Formação e Informação”, o 6º “Intercooperação” e o 7º princípio, que versa sobre “Interesse pela Comunidade”, visa separar todo lixo reciclável do orgânico e entregá-lo à COOPET – Cooperativa de Trabalho para Reciclagem e Prestação de Serviço. O lançamento do projeto foi realizado na manhã de quarta-feira (4) na sala de reuniões da agência Barra e contou com a presença de autoridades da cooperativa, colaboradores e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município.
O Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credisudeste, Ricardo Ferreira da Silva, destacou a importância do projeto “Para a cooperativa, encabeçar esse projeto é motivo de muito orgulho. E no que depender de nós para divulgar e buscar mais parceiros para a causa, estaremos disponíveis. Espero que todos os colaboradores se engajem para que este projeto tenha viabilidade e sustentabilidade”, ressaltou.
O Gerente de Relacionamento e OQS, Clodoaldo Heitor, apontou que o projeto vai ao encontro do compromisso socioambiental da cooperativa e aproveitou para explicar a funcionalidade da proposta “Essa ideia é extremamente importante para darmos o exemplo, fazendo a nossa parte. Estamos estruturando as agências para que todos os colaboradores tenham em suas mesas a possibilidade de separar os lixos. Também daremos destino apropriado às pilhas e baterias,” afirmou.
O material será recolhido, pela COOPET, uma vez por semana, sempre às sextas-feiras, caso haja muito volume, a coleta poderá ser ampliada ou antecipada.
A ideia do projeto partiu de duas colaboradoras, a Supervisora Operacional, Mirela Agostini Silva e a Analista de Crédito, Melissa Mazini Soldati. Elas contam que perceberam o grande volume de lixo seco, como papel e copos descartáveis, gerado no ambiente de trabalho e começaram a pensar em formas de diminuir a quantidade e dar um descarte adequado ao restante “O destino do lixo é uma preocupação mundial, mas para ter uma solução, precisamos fazer a nossa parte. Começamos com uma coisa simples, uma mudança de hábito, então, chegamos à COOPET. Conseguimos uma ação a mais, já que essa cooperativa ressocializa pessoas em situação de vulnerabilidade social e com dificuldade de inserção no mercado de trabalho. Estamos investindo tanto na questão ambiental quanto na social”, destacaram.
A presidente e coordenadora dos trabalhos da COOPET, Selma Cristiane Sobreira Ferreira, comemorou a parceria “Essa união é o pontapé que sempre almejamos para crescer, porque vai alavancar o nosso trabalho. Estamos muito felizes pelo Sicoob Credisudeste dar esse passo tão importante, tornando-se exemplo pioneiro e exemplo na comunidade. Esse projeto vai alavancar os nossos trabalhos e aumentar a conscientização”, contou Selma, destacando que, atualmente, a cooperativa atua com 12 associados entre catadores e reeducandos.
Fernando Levate, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Muriaé, ressaltou que o projeto é um divisor de águas para o município “É muito importante esse trabalho que o Sicoob Credisudeste vem desempenhando, coloco a prefeitura a disposição para ajudar no que for preciso. a fim de que ele seja expandido para outros órgãos públicos, como escolas e até mesmo o Centro Administrativo”, afirmou.