Parque de Exposições de Muriaé sedia a 5ª Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador

Muriaé sediou entre os dias 21 e 23 de abril a 5ª Exposição Especializada do Mangalarga Marchador.  Expositores de várias cidades estiveram no Parque de Exposições Lael Varella, onde seus animais disputaram provas em várias categorias de acordo com a idade. Ao todo, 124 animais da raça mangalarga marchador disputaram várias provas distribuídas nos três dias do evento e dividas em categorias de acordo com a idade. Foram avaliadas a progênie, potros, morfologia e marcha, além da realização de provas sociais. No sábado, foi a vez dos castrados e do grande campeonato jovem, morfologia Gde Adultos, campeão dos campeões e o encerramento.

A exposição, mais uma vez, trouxe grande visibilidade para a cidade já que a raça é considerada a paixão nacional. 

O presidente do Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchados de Muriaé e Região, Diogo Leonardo Vasques, avaliou positivamente o evento e fez questão de agradecer o trabalho realizado pela antiga presidente. “Quero agradecer à Margareth que fez um trabalho excepcional à frente do Núcleo em seus quase seis anos de gestão, por isso, é fácil caminhar nos trilhos dela. Tivemos mais de 120 animais expostos, o que para a raça é muito importante, porque existe uma grande dificuldade de fazer eventos com animais”, afirmou. Ele também fez questão de esclarecer que os juízes vieram de fora da região para garantir a isenção total. “Temos os juízes da associação, credenciados pelo Mangalarga Marchador.”

Lael Vieira Varella Filho, o Laelzinho, é um dos maiores criadores de Mangalarga Marchador do país, teve diversos animais premiados e avaliou positivamente o evento. “Mais uma vez estamos participando dessa exposição, o que fazemos há 39 anos, desde que o parque foi inaugurado em 1983. Ao longo desses anos, participamos, inclusive, como organizador. “Hoje temos o Diogo comandando a exposição, um grande amigo e incentivador da raça, então ficamos felizes de ver o quanto ela cresceu em Muriaé e na região”, disse comemorando as vitórias dos animais de seu haras em diversas categorias. “Graças a Deus, esse é o resultado do trabalho que fazemos durante todos esses anos, as premiações vêm por consequência o que nos deixa muito feliz e motivado para continuar nessa tarefa difícil, mas prazerosa.”

Dênis Braz Gonçalves é vice-presidente da Associação Brasileira do Cavalo Mangalarga Marchador e também falou sobre o sucesso do evento. “Eu participo há vários anos desta exposição e vejo que o parque foi todo revigorado, temos um grande público e isso mostra a força do nosso cavalo. O Mangalarga Marchador é a maior raça que temos hoje no país, tem extraordinária representatividade na geração de emprego em todo o Brasil e não seria diferente em Muriaé, onde temos tantos e tão bons criadores”, destacou parabenizando o presidente do Núcleo. “O Diogo Vasques vai prosseguir no caminho da Margareth e continuar realizando um grande trabalho à frente da instituição”, afirmou.

Alessandro Pacheco Santa Cruz é criador e expositor da raça. Ele falou sobre a importância da exposição para a cidade. “Assim como eu, têm vários criadores da raça na cidade. Esse tipo de evento impulsiona e motiva a todos, tanto grandes criadores como iniciantes. Gostaria de dizer que a escolha do Diogo Vasques para presidir o Núcleo foi perfeita, porque ele já está inserido no meio há muitos anos e é um nome que só vem para somar”, disse.

Davi Lamah Braz também é expositor e elogiou o evento. “Está tudo muito bem feito, a logística, a escolha dos juízes, o nível ímpar dos animais, que tornam esta uma excelente exposição”, declarou, aproveitando para falar sobre o novo presidente do Núcleo de criadores de Muriaé. “O Diogo sucede uma grande presidente. Ele está encarando essa missão e dando um show. Sei que ele será um grande presidente”, afirmou.

Deixe um comentário


Outras Notícias