Enchente atinge Muriaé nesta quarta-feira
A população de Muriaé amanheceu assustada com a cheia dos rios Muriaé e Preto. As águas começaram a subir durante a madrugada depois que fortes chuvas atingiram a região. Além do alagamento que chegou a atingir imóveis nos bairros Divisório, Santana, José Cirilo, Napoleão, Dornelas, Prainha e Barra, os distritos foram muito prejudicados e alguns trechos de estradas que cortam ou dão acesso à cidade foram interditados, parcial ou integralmente. Foi registrado um deslizamento de terra no bairro Encoberta e idosos de um asilo precisaram ser realocados para uma escola municipal.
Os rios começaram a subir durante a madrugada e, rapidamente, alagaram as ruas, avenidas e invadiram imóveis. Os Bombeiros foram chamados para retirar moradores dos locais com a situação mais grave, como no José Cirilo – onde, inclusive, a energia precisou desligada para evitar riscos, Napoleão, Dornelas e Santana. O trânsito nestes locais ficou interditado, impedindo o acesso às estradas que ligam a Miraí, Rosário da Limeira e Viçosa. A Ponte da Embaúba, na BR 356, segue interditada.
Os 33 idosos que residem na Casa de Assistência aos Idosos Lédia Tanus Braz no bairro Santana precisaram ser retirados às pressas durante a madrugada e levados, pelos Bombeiros, para a Escola Municipal Cléria Ticon Carneiro, no mesmo bairro.
Moradores da região do bairro Encoberta registraram um deslizamento de terra que ocorreu durante o temporal. O fato ocorreu no local conhecido como “Corte”, que fica entre as ruas Dr. Newton Resende, Vieiras e São Cristóvão. A Defesa Civil está fazendo vistorias.
A defesa Civil publicou em suas redes sociais que o temporal na cidade chegou a 103mm e o cumulado de fevereiro já é de 221mm, a média histórica era 132mm. Existe a previsão de mais chuva para o final desta tarde e, de acordo com o coordenador da Defesa Civil, Raphael Anselmo, existe um aviso do Inmet para chuvas intensas podendo atingir até 100mm, porém, de acordo com ele, a maioria dos modelos converge de 20mm a 30mm. “Um volume considerável, após as chuvas de ontem”, de acordo com Raphael.
Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social estão prestando socorro às vítimas. A empresa de ônibus Coletivos União, informou que os horários não foram alterados, mas, por causa da enchente, não há ônibus circulando nos bairros Dornelas, Napoleão, José Cirilo, Santana, São Joaquim e Joanópolis.