Patrimônio Cultural

Fundarte entrega prêmio Bernadete Andrade Silva

Uma solenidade realizada no Paço Municipal promoveu a entrega do “Prêmio Maria Bernadete Andrade Silva”, de Incentivo ao Patrimônio Cultural de Muriaé. A Prefeitura e Fundarte premiaram as iniciativas de preservação, valorização e divulgação do patrimônio histórico e cultural do município.

O evento contou com a presença do vice-prefeito, Marcos Guarino, da diretora da Fundarte Gilca Napier, homenageados, alguns familiares e ativistas culturais.

As homenagens foram entregues à diretora da Fundarte, Gilca Napier, na categoria “Patrimônio Material”, pela reabilitação do espaço Belmira Vilas Boas; a  Alexandre Ferreira pela manutenção de “Patrimônios Tombados”; a Raimundo Nonato pela organização da “Feira da Barra aos domingos”; a Wagner Rocha na categoria “Responsabilidade Social junto a Escola Doutor Antônio Canêdo” e a Natalino da Silva Oliveira por “Ações Educativas” à frente do IF Sudeste (Instituto Federal).

Ainda no evento, os participantes acompanharam uma palestra com o diretor do Arquivo Municipal, João Carlos Vargas, sobre as ações que veem sendo tomadas em prol da preservação da memória de Muriaé, um resgate da historiografia de “nossa cidade e nossa gente”.

Bernadete Andrade Silva

O Prêmio recebeu o nome de uma servidora municipal que muito contribuiu para o desenvolvimento e a valorização da cultura e da arte em Muriaé. Bernadete Andrade foi responsável pela montagem de toda a documentação necessária para transformar a antiga Secretaria de Cultura em Fundação de Cultura e Artes.

A servidora acompanhou processos junto à Promotoria Pública Estadual até a concretização das obras, além de haver sido a responsável pela organização da documentação que deu origem aos projetos à Lei de Incentivo à Cultura que angariaram recursos, provindos do Estado e União.

Por meio dos projetos aprovados, o município pôde realizar obras e a reestruturação de espaços culturais, como a construção da Escola Municipal de Música Leonel Vargas, restauro do Grande Hotel Muriahe (1ª parte – parceria com Energisa e Usiminas) e a segunda parte, a restauração das fachadas, complementação do Teatro Zaccaria Marques (Fundo Nacional de Cultura), reformulação do Teatro Belmira Vilas Boas, reforma do Paço Municipal, da Biblioteca, entre outros.

Deixe um comentário


Outras Notícias