Cisdeste e Cisleste promovem programa de qualificação profissional das equipes municipais de saúde
O objetivo foi preparar as equipes assistenciais para os atendimentos em suporte básico e avançado de vida
O Cisdeste – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste – Juiz de Fora/MG e o Cisleste- Consórcio Intermunicipal de Saúde do Leste de Minas promoveram nos dias 27 e 28 de setembro, de 8h às 17h30, na Unifaminas em Muriaé, uma qualificação para os profissionais de saúde de 16 municípios consorciados ao CISLESTE – MURIAÉ. O objetivo foi preparar as equipes assistenciais para os atendimentos em suporte básico e avançado de vida. Os alunos tiveram aulas teóricas e práticas sobre a rede de urgência e emergência, noções básicas quanto ao funcionamento da regulação médica SAMU 192, avaliação primária e secundária, princípios básicos de segurança de cena e suporte de vida além de outros temas pertinentes ao trabalho das equipes.
Presente durante a abertura do evento o presidente do CISLESTE, Walace Pedrosa, fez questão de dar as boas-vindas a todos os profissionais. Ciente da importância desse curso, Walace, que também é prefeito da cidade de São Francisco do Glória e membro da diretoria do CISDESTE, além de principal incentivador da qualificação de profissionais envolvidos nos primeiros socorros nos municípios, salientou a importância de trazer para nossa região uma qualificação desta grandeza.
O diretor executivo do Cisleste, Renê Leite Magalhães, falou sobre a importância do curso. “Embora nosso foco seja a prestação direta de exames e consultas, ao perceber as demandas, acabamos investindo nos treinamentos, a exemplo do curso sobre licitação que realizamos em agosto. Nosso objetivo é melhorar cada vez mais o atendimento. Desta vez, abrimos para 16 cidades consorciadas, mas nem todas puderam mandar profissionais em função de suas dinâmicas. Como é um curso muito importante, ele será repetido, porque salvar vidas é essencial e nós temos que dar a nossa parcela de contribuição”, afirmou. Renê ainda fez questão de salientar o emprenho do prefeito Walace. “Nosso presidente tem trabalhado muito para trazer o melhor para os munícipios consorciados. Estamos muito bem representados”, salientou.
Ao todo, 40 profissionais de 16 municípios participaram das oficinas ministradas pelos instrutores do Núcleo de Educação Permanente – NEP. O instrutor Bruno Rodrigo Macedo de Almeida, que na oportunidade deu entrevista em nome do coordenador Júlio Cesar de Oliveira, explicou que os técnicos do NEP são capacitados com certificados internacionais em áreas vitais para o atendimento de urgência e emergência desde motoristas táticos a médicos socorristas. “Somos credenciados com cursos internacionais para qualificar as equipes do SAMU e dos municípios consorciados. A preparação abrange desde os motoristas táticos que precisam conduzir as ambulâncias com segurança e agilidade até médicos e enfermeiros que estão sempre aperfeiçoando suas técnicas”, disse.
Ele ainda informou que a dinâmica do curso envolveu teoria e oficinas práticas de métodos socorristas, principalmente segurança de cena e suporte básico de vida (SBV). “As oficinas foram simultâneas e as equipes se dividiram para receber treinamentos em trauma, como acidentes, quedas, por exemplo, e de via aérea avançada, específico para médicos e enfermeiros, onde foram abordadas técnicas de intubação e máscara laríngea e o SBV que é um protocolo de atendimento no qual se estabelecem o reconhecimento e a realização das manobras de ressuscitação cardiopulmonar com o objetivo de manter a vítima de parada cardiorrespiratória viva até a chegada de uma unidade de transporte especializada”, falou.