PCMG inaugura nova sede da Deam em Juiz de Fora

A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher- Deam, vai funcionar no Centro da cidade no Shopping Santa Cruz

No mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o Agosto Lilás, a Polícia Civil de Minas Gerais -PCMG inaugurou a nova sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher- Deam. O espaço está funcionando no 2º andar do Shopping Santa Cruz, na Rua Jarbas de Lery Santos, 1.655 no centro de Juiz de Fora. A solenidade de inauguração aconteceu dia 9. A unidade policial também conta com uma sala específica para o serviço de escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, conforme previsto na Lei Federal nº 13.431, de 2017.

O arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, abriu a cerimônia de inauguração da nova sede da Deam e chefe do 4º Departamento de Polícia Civil, delegado-geral Gustavo Adélio Lara Ferreira, falou sobre a importância do atendimento à mulher vítima de violência. “Um atendimento adequado, diferenciado e, sobretudo, cortês e humano. Temos aqui segurança, acessibilidade, instalações da OAB Mulher, Delegacia do Idoso, Posto de Atendimento da Polícia Militar, enfim todos os aparatos que facilitam o acesso ao pronto atendimento a quem procurar essa importante unidade”, afirmou.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Grego, falou que a unidade atende um público importante, pois “a mulher necessita dessa proteção especial”. Já o chefe da PCMG, Joaquim Francisco Neto e Silva, destacou que o trabalho da Polícia Civil no acolhimento às vítimas e no combate à violência contra a mulher é contínuo. “Diversos são os materiais e equipamentos públicos que formam a base de enfrentamento à violência doméstica em nosso Estado. Atualmente, encontra-se em andamento um trabalho em equipe para a classificação de todas as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher em Minas Gerais, uma dentre 63 iniciativas estratégicas adotadas pela Polícia Civil para implementar melhorias no atendimento oferecido à população”, destaca.

A prefeita de Juiz de Fora, Maria Margarida Martins Salomão, ressaltou que a inauguração ocorre no ano em que celebramos os 15 anos da Lei Maria da Penha. “Uma lei profundamente inovadora. Ela prevê mecanismos como medidas protetivas, ações de prevenção, suporte às mulheres e grupos reflexivos para os homens.”

Diversas autoridades estiveram presentes à solenidade e se pronunciaram a respeito do tema. Ainda durante a cerimônia, além do ato de descerramento de placa de inauguração, foram entregues homenagens a representantes do Santa Cruz Shopping, em reconhecimento à parceria e aos relevantes serviços prestados à Polícia Civil. A deputada estadual Delegada Sheila também foi homenageada, em gratidão à junção de forças da deputada com a Polícia Civil de Minas Gerais.

Deixe um comentário


Outras Notícias