Redes municipal e estadual retomam aulas presenciais em Muriaé

O retorno é gradativo e os alunos frequentarão as aulas em turmas quinzenais alternadas

Com o fim do recesso escolar, as escolas da rede estadual e municipal de ensino iniciaram nesta semana o segundo semestre letivo já com aulas presenciais. A retomada é gradativa e os alunos serão atendidos de forma híbrida, já que os estudantes que optarem por não retornarem à sala de aulas, continuam tendo atendimento remoto. Todas as unidades de ensino estaduais que retomam as atividades presenciais estão localizadas em municípios onde  as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição, como é o caso de Muriaé.

A Secretária Municipal de Educação, Maria Amélia Xaia informou que foram implantados rígidos protocolos de segurança para alunos, professores e funcionários das unidades. Cada estudante, por exemplo, receberá uma garrafinha para beber água. As salas de aula e espaços de trabalho receberam borrifadores de álcool e tapetes sanitizantes. As lixeiras precisam ter pedais e os alunos ficarão a 1,5m de distância uns dos outros. A Vigilância Sanitária do município visitou todas instalações escolares, avaliando a adequação de cada uma.

Em Muriaé, além dos cuidados de praxe para evitar a contaminação, foi nomeada uma equipe multidisciplinar que prestará suporte a todos os profissionais e alunos durante esse período de adequação.

A subsecretária de desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), Izabella Martins, explicou a retomada presencial tem sido feita observando os protocolos sanitários e de segurança. “Este é um momento importante para a nossa rede, pois, graças aos cuidados e a preparação das escolas, estamos conseguindo acolher a comunidade escolar. Mais que isso: está sendo possível avançar e incluir mais anos escolares na possibilidade de retomada das atividades presenciais”, afirmou. 

Ela ainda destacou que o retorno presencial das escolas da rede estadual e municipal é seguro, gradual, híbrido, facultativo e foi planejado, com todo o cuidado, para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários e transmitir a segurança e confiança necessárias a alunos, funcionários, pais e responsáveis.

Nos modelos de ensino híbrido, implementado pela SEE e SME, há alternância entre o atendimento presencial e o remoto.  Carga horária e frequência dos estudantes continuam a ser contabilizadas por meio de entrega de atividades.

Deixe um comentário


Outras Notícias