Microrregião de Muriaé entra na “onda amarela” do novo Minas Consciente
Comitê vai avaliar mudanças no programa estadual para definir novas regras na cidade
Em transmissão ao vivo através das redes sociais, na noite de quinta-feira (6), o prefeito de Muriaé, Grego, acompanhado do procurador-geral do município, Dr. Luciano Bandeira, do médico infectologista Dr. Daniel Licy, e do procurador do Ministério Público, Dr. Fábio Lauriano, voltou a abordar a situação da Covid-19.
Luciano revelou que, na nova versão do programa Minas Consciente, desenvolvido pelo Governo de Minas para auxiliar os municípios na recuperação econômica, a microrregião de Muriaé está na chamada “onda amarela”. “Tivemos essa grata surpresa, de ter nosso município enquadrado nesta faixa intermediária, que é bastante benéfica ao funcionamento de diversas atividades”, revelou. “Neste final de semana o comitê estará debruçado sobre as novas determinações, para que na próxima semana sejam divulgadas as novas regras para comércio e população em geral”, completou.
Grego completou informando que a avaliação do governo estadual sobre em que onda cada município se encontrará será refeita semanalmente. O prefeito também confirmou informação divulgada pela CDL ACE Muriaé de que o comércio poderá funcionar, neste sábado (8), das 9h às 18h, por ser véspera do Dia dos Pais.
Em suas palavras, o procurador do MP, Dr. Fábio Lauriano e o médico Dr. Daniel Licy, elogiaram as decisões do comitê, ressaltando que não houve qualquer caso com necessidade de uso de respirador que não fosse atendida e também falando sobre os números das últimas semanas, que mostram uma tendência de queda no contágio da doença na cidade. Ainda assim, o infectologista alertou: “O risco, para quem ainda não foi contaminado pela doença, continua existindo, sendo o mesmo. Muriaé é uma cidade bem estruturada e tem respondido bem à pandemia, mas as mudanças individuais de comportamento devem ser mantidas, como o uso de máscaras e o distanciamento social”.