Cartório Eleitoral de Muriaé orienta sobre realização de operações pela internet
Alistamento, transferência e revisão podem ser feitos pelo site do TRE-MG; prazo termina em 6 de maio
O prazo para os requerimentos eleitorais, como alistamento, transferência e revisão, termina no próximo dia 6 de maio. Considerando os efeitos do novo Coronavírus, com a suspensão do atendimento presencial, o cartório eleitoral da 187ª Zona Eleitoral informa a possibilidade de realização destas operações através do site www.tre-mg.jus.br, de acordo com o passo a passo a seguir.
1º passo – preencher o formulário de Pré-atendimento eleitoral – Título Net e salvar o comprovante de confirmação de requerimento que será gerado com o número de protocolo da solicitação. No caso de alistamento e transferência, nesta etapa será preciso informar a unidade da Justiça Eleitoral onde deseja finalizar o atendimento, que obrigatoriamente deverá ser a zona do domicílio eleitoral pretendido.
2º passo – preencher o Formulário de Regularização Eleitoral disponibilizado na página deste Tribunal Regional Eleitoral. Neste passo será necessário o número do protocolo do pré-atendimento e o preenchimento dos pessoais do interessado. O eleitor deve preencher esses formulários com os nomes escritos por extenso, sem o uso de abreviaturas, e utilizar os navegadores Chrome ou Mozilla Firefox.
3º passo – incluir imagens (serão aceitos arquivos com extensão .JPG, .JPEG ou .PDF) dos seguintes documentos:
1- frente e verso do documento oficial de identificação (carteira de trabalho não é aceita no TRE-MG);
2- comprovante de residência;
3 – fotografia do próprio rosto, em estilo selfie, ao lado do documento oficial de identificação;
4- para homens que solicitarem o primeiro título, também é necessária imagem do Certificado de quitação do serviço militar.
Em casos específicos, como primeiro título ou transferência de domicílio sem a biometria do eleitor, o requerente será convocado posteriormente para se apresentar ao cartório eleitoral ao qual está inscrito e proceder a coleta dos dados biométricos para validação do documento.
No caso de documentação incompleta ou de dúvida sobre os documentos apresentados, o eleitor pode ser acionado pelo cartório para complementar a documentação. Por isso é importante que o eleitor informe os dados de contato corretamente em seu Formulário de Regularização Eleitoral.
Caso o eleitor esteja em situação irregular e tenha multas eleitorais para pagar, antes de preencher os formulários para atendimento, deve emitir a guia de multa e realizar o pagamento.
Quem precisar de segunda via do título, não precisa fazer os procedimentos recomendados, basta baixar o aplicativo e-título no seu celular. Já eleitor que precisar solicitar o alistamento eleitoral, transferência ou regularização do título , utilizando o atendimento remoto, deve aguardar alguns dias para a análise e processamento do seu pedido, para então poder baixar o e-título nas lojas de aplicativos.
Demais informações através do whatsapp (32) 3722-2771 ou email zona187@tre-mg.jus.br.