Sarau Cultural Caipira

Sarau Cultural Caipira resgata histórias e costumes em Boa Família

O distrito de Boa Família está sediando o projeto “Sarau Cultural Caipira – Poesia, Música e Cultura popular”. Com o objetivo de resgatar a tradição das rodas de conversa e da transmissão cultural entre gerações, o projeto chegou a Boa Família após ser aprovado na Lei Municipal Alcyr Pires Vermelho de Incentivo à Cultura.

Proponente do projeto, Clóvis Roberto Agostini contou que a ideia surgiu em um curso de Turismo Rural. “Fizemos um verdadeiro estudo do distrito, resgatando as rodas de conversa, contando causos, lembrando memórias da infância. Agora vamos desenvolver, junto à população, a criatividade para a produção de poemas, que serão apresentados num grande sarau, com premiação para os melhores”, explicou Clóvis. O projeto já realizou três dos quatro encontros previstos.

“Toda a comunidade tem se envolvido e também estamos estudando a implantação da ‘Virada Cultural’, que já é realizada em Muriaé, na praça do distrito”, afirmou.

Oficineira do projeto, Tamara Loures Chaves ressaltou que o sarau é um evento cultural muito forte. “Hoje, quando falamos em tecnologia, muita coisa se perdeu e resgatar essa cultura é importante, principalmente para o distrito, onde encontramos um público receptivo e participativo, por isso tem sido muito interessante”, avaliou.

Morador de Boa Família, o jovem Marco Antônio Oliveira achou ótima a iniciativa. “Antigamente as pessoas não tinham como enviar mensagens através da internet e se reuniam nas praças para conversar, confraternizar. Esse distanciamento da tecnologia é muito interessante. Não vivi essa época, mas gostaria de ter vivido”, contou.

Alcione da Silva Antônio, de 44 anos, também tem participado ativamente dos encontros e oficinas. “Tenho participado de várias oficinas e também incentivei outras pessoas, pois são lembranças boas e que não podem morrer. Nosso distrito tem uma história muito bonita e que merece ser passada para os mais jovens, com o resgate de fatos felizes e tristes, mas que marcaram a história de Boa Família”, concluiu Alcione.

Deixe um comentário


Outras Notícias