Mérito Farmacêutico

Patrícia Santos Costa Campos é agraciada com a Comenda de Mérito Farmacêutico 2019

A professora e farmacêutica muriaeense Patrícia Santos Costa Campos recebeu, na quarta-feira (25), a Comenda de Mérito Farmacêutico 2019. A honraria foi concedida a ela durante a celebração do Dia Internacional do Farmacêutico, promovida pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais.

A Comenda de Mérito Farmacêutico é oferecida anualmente pelo CRF-MG, e Patrícia teve seu nome indicado pela diretoria “pela sua brilhante atuação em prol da profissão”. A entrega da homenagem aconteceu no auditório do Edifício Renaissance Work Center, em Belo Horizonte.

Graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2003, Patrícia já atuou em diferentes ramos da farmácia: gerenciamento de drogaria, farmácia hospitalar com experiência em manipulação de quimioterápicos e prática de farmácia clínica, assistência farmacêutica e manipulação em geral. Atualmente atua como responsável técnica e coordenadora da gestão da qualidade da Interfix Medical, distribuidora de produtos para a saúde, sediada em Muriaé, mas que atende todo o estado de Minas Gerais.

Presidente da Associação de Farmacêuticos e Bioquímicos de Muriaé (AFAMUR) desde 2015, atuou para sua inclusão no Conselho Municipal de Saúde da cidade de Muriaé, possibilitando assim que a classe Farmacêutica participe e inove efetivamente nas decisões referentes à saúde na cidade e região. Além disso, também faz parte do corpo docente a 23 anos de uma das mais tradicionais escolas da cidade, a Escola São Paulo, contribuindo para a formação educacional e ética além da conscientização da comunidade ante os desafios atuais.

“Receber essa honraria tem grande significado para mim e para todos os farmacêuticos da nossa região. Temos muito que comemorar. Estou recebendo esse prêmio, representando um grande número de profissionais que atuam com excelência em suas frentes de trabalho, que buscam fazer o melhor no seu dia a dia. Nossa região ainda não tinha sido contemplada com esse reconhecimento. Foi preciso que nos uníssemos, formássemos uma família farmacêutica, para que o nosso trabalho fosse reconhecido”, disse Patrícia após receber o prêmio.

Patrícia também ressaltou o resgate da credibilidade da profissão junto à sociedade. “Hoje, tanto os médicos quanto os pacientes confiam no farmacêutico e no trabalho que ele realiza”, contou.

“Acredito que a indicação do meu nome veio em função de um trabalho transparente, desde o início. De um trabalho feito com verdadeira preocupação com o sujeito principal da questão: o paciente. A cada dia busco me aperfeiçoar e tornar mais confiáveis os processos em que estou envolvida, reduzindo assim o risco a que o paciente se expõe. E também como reconhecimento de propagação dessa preocupação através dos muitos alunos que também se graduaram farmacêuticos e demais farmacêuticos da AFAMUR que se uniram a mim nessa empreitada de capacitação e compartilham dessa mesma busca pelo constante alívio dos sofrimentos dos outros”, avaliou a homenageada.

“Os agradecimentos são muitos: em primeiro lugar a Deus, que está sempre me surpreendendo, realizando meus impossíveis. Agradeço aos meus pais por acreditarem em mim, a minha irmã que foi quem me abriu as portas da farmácia, meu marido que está sempre ao meu lado e nunca questiona meus horários de trabalho, à minha filha amada, aos farmacêuticos da AFAMUR que recebem com tanto carinho as minhas propostas, ao amigo Farm. Waldemar de Paula Júnior, que foi o Conselheiro que indicou o meu nome e agradeço a todos que me ajudaram a me tornar a profissional que sou hoje, desde o início na Escola São Paulo, até os dias atuais e principalmente aos meus diretores Roberto e Fábio que sempre confiaram em meu trabalho”, concluiu Patrícia.

Deixe um comentário


Outras Notícias