“Tirando de Letra”
Escola Estadual Mário Macedo inaugura projeto “Tirando de Letra” para incentivo à leitura
A Escola Estadual Mário Macedo realizou, na segunda-feira (18), um evento para o lançamento de seu projeto “Tirando de Letra”, que visa incentivar a leitura entre os alunos. O evento contou com uma palestra do escritor e compositor muriaeense Vinícius Levate, autor do livro “A voz de minha cadeira”, que será trabalhado com os alunos durante o ano letivo.
De acordo com a diretora da escola, Maria Eleuzine Cabral Ribeiro, o projeto já existia dentro da escola, mas tomou maiores proporções neste ano, com o convite a um escritor da cidade e que tem ligações com a escola. “A mãe do Vinicius trabalha conosco e abraçou o projeto junto às bibliotecárias Daniela e Mara. Vinicius frequenta a sala recurso da nossa escola e hoje ele nos trouxe uma palestra maravilhosa, que certamente traz crescimento para a nossa comunidade escolar”, disse a diretora, há sete anos à frente da escola. “Queremos mostrar a importância da leitura. Acredito que através do conhecimento e da educação, podemos fazer um mundo melhor e com mais amor”, completou Maria Eleuzine.
Bibliotecária da escola e uma das responsáveis pelo projeto, Daniela Martins revelou que, além da palestra, a família de Vinícius Levate também doou exemplares do livro para que os alunos possam utilizá-los. “O projeto é muito importante. Foi emocionante ouvir o relato do Vinícius, que é cadeirante, sobre sua experiência ao escrever o livro. Ao longo do ano, trabalharemos com sua obra nas rodas de leitura”, revelou Daniela.
Segundo a supervisora Ana Paula Pereira Campos de Melo, os professores de Português e as bibliotecárias da escola realizam atividades diferenciadas com os alunos, levando-os à biblioteca e escolhendo os livros que serão trabalhados. “Após a leitura, os alunos passam por uma avaliação para medir a absorção do conteúdo. Os que leem mais livros são premiados a cada final de semestre”, disse a supervisora da escola que atende alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
Vinícius Levate: “A leitura é fundamental para mudarmos o mundo”
Autor do livro “A voz de minha cadeira” e palestrante no projeto, Vinícius Levate classificou a leitura como uma “ferramenta mais letal que armas de fogo”. Fã do cantor Gabriel, o Pensador, Vinícius acredita que há caminhos para o Brasil “virar o jogo”. “Precisamos de jovens que acreditem na inclusão, que acreditem que um cadeirante é capaz de transmitir boas mensagens. Não podemos ter o pensamento retrógrado de ‘esconder’ os deficientes. Veja onde minha mãe resolveu me esconder: no palco, diante dos alunos de uma escola”, brincou o escritor. “Eu acredito no mundo e no Brasil, tenho esperança e muito amor à vida. Incentivar o jovem à literatura é dar uma arma capaz de fazê-lo respeitar todos igualmente”, avaliou.