Escolas estaduais de Muriaé participam da “Virada da Educação”

Escolas estaduais de Muriaé participam da “Virada da Educação”As escolas estaduais de Muriaé também participaram da “Virada da Educação – VEM”, um movimento iniciado pela Secretaria de Estado da Educação cujo objetivo é trazer o jovem de volta à escola, especialmente aqueles entre 15 a 17 anos e fazer com que os espaços das escolas e de seus entornos sejam ocupados com atividades diversas, pensadas e organizadas pela comunidade escolar.

O chamamento, que começou nesta segunda-feira (21), se junta a outras iniciativas da “Virada” que acontecem no Estado desde o mês de julho. O movimento busca entender as causas da evasão escolar dos jovens e criar condições para que a escola seja mais atrativa e conectada à realidade desses sujeitos. Segundo a SEE, aproximadamente 158 mil jovens entre 15 a 17 anos em Minas Gerais não estão na escola.

Segundo o diretor educacional da Superintendência Regional de Ensino, Sandro Carrizo, a “Virada Educacional” marca uma nova fase da educação no Estado, com diálogo e democratização do acesso ao ensino. “A VEM promove também o retorno do aluno que está afastado da escola para o âmbito escolar. O propósito é movimentar a comunidade e fazer com que as pessoas vejam o que está sendo produzido pelas escolas”, afirma.

Duas das escolas que participaram em Muriaé da “Virada da Educação” foram a “Silveira Brum”, no Centro, e a “Padre Maximino Benassati”, no São Francisco. A mobilização aconteceu no sábado (19), quando houve exposições de trabalhos, brincadeiras e apresentações teatrais. “A ‘Virada da Educação’ é uma construção de saberes. É para que a comunidade veja o que a escola está fazendo”, diz a diretora da Escola Estadual Padre Maximino Benassati, Maria Alice Souza Almeida.

FORMULÁRIO – Para atender ao chamado para o retorno aos estudos, o adolescente deverá preencher o formulário online disponível no site na Secretaria de Educação. Ele poderá acessá-lo de qualquer local com acesso à internet ou se dirigir a uma escola da rede estadual em Minas Gerais para realizar sua inscrição. As 47 Superintendências Regionais de Ensino (SRE’s) do Estado, inclusive a localizada em Muriaé, também poderão ser procuradas pelos jovens interessados.

No formulário, além dos dados pessoais, o interessado vai informar o nível de estudo concluído por ele, o município de residência e indicar até três escolas onde gostaria de estudar no ano que vem, dentre outras informações. De posse dos dados, a Secretaria de Estado de Educação vai analisar a demanda por vagas e direcionar o jovem para o local mais adequado para a sua reinserção na escola.

Deixe um comentário


Outras Notícias