Obras de reparo na galeria da Santa Rita acontecem nesta quarta-feira
Está agendada para esta quarta-feira (10), às 6h, a entrada dos técnicos do Demsur na galeria da Rua Santa Rita. Eles devem fazer o reparo na rede e tentar solucionar o problema do mau cheiro exalado de algumas “bocas de lobo” próximas ao trevo da Rua José Augusto de Abreu.
As reclamações sobre o fato têm chegado com frequência ao Setor de Atendimento do Demsur. O diretor de Águas e Esgotos, Gustavo Goretti, afirma que todas as circunstâncias levam a crer que o mau cheiro que sai da galeria é originado por um rompimento em uma das manilhas que leva esgoto tratado, mas a comprovação só pode acontecer depois que os técnicos entrarem no local.
Para que a conclusão dos trabalhos seja possível, na tarde da última sexta-feira (5), os técnicos do Setor de Esgoto, Normandis Rosa da Silva e Mário Lúcio Gonçalves, que vão executar as tarefas, passaram por um treinamento especial no Pelotão do Corpo de Bombeiros de Muriaé. Eles foram orientados sobre como utilizar a máscara de ar comprimido necessária para a realização das tarefas dentro da galeria.
O treinamento foi orientado pelo tenente Dornellas e aplicado pelo sargento Milani e o cabo André. Em um primeiro momento, os técnicos se adaptaram ao equipamento para, em seguida, caminhar no entorno do lago da Gávea. “Como vão entrar em ambiente confinado e ainda utilizar trajes especiais, o treinamento com as máscaras é imprescindível para evitar imprevistos”, explica o sargento Milani, que ainda esclareceu que dois militares descerão acompanhando os técnicos e prestando suporte, caso seja necessário.
O diretor de Águas e Esgoto, Gustavo Goretti, o coordenador do Setor de Esgotos, José Paulo da Silva e o técnico em Segurança do Trabalho do Demsur, Fernando Aguiar, acompanharam todas as etapas do treinamento.
Ainda na sexta-feira, o tenente Dornellas, que vai comandar a parte de segurança da entrada na galeria, esteve no local, com toda a equipe técnica da autarquia, para realizar uma última vistoria e definir detalhes a fim de garantir a segurança de todos.
No dia 27 de abril, foi realizada a medição dos gases exalados pela rede e os níveis de oxigênio na galeria. O trabalho foi feito por uma empresa especializada em Engenharia de Segurança, que também estará presente durante a entrada dos técnicos. Nesse mesmo dia, toda movimentação também foi orientada e acompanhada pelos militares do Corpo de Bombeiros de Muriaé e pelo diretor-geral do Demsur, Geraldo Júnior.