Fórum alerta contra a dengue, chikungunya e zika em Muriaé

forum-alerta-contra-a-dengue-chikungunya-e-zika-em-muriaeInteragir com a sociedade e desenvolver práticas educativas para a mobilização e adesão das pessoas de maneira consciente e voluntária para o enfrentamento e controle da dengue, febre chikungunya e zika vírus no município. Este foi o objetivo do I Fórum Técnico Municipal “Unidos Contra o Aedes Aegypti”, realizado na última quinta-feira (22), no Teatro Zaccaria Marques.

Numa união de esforços entre as secretarias municipais de Saúde e Educação, a parceria busca desenvolver as estratégias necessárias para a erradicação do aedes aegypti, transmissor dessas três doenças – dengue, febre chikungunya e zika vírus.

Segundo a palestrante, enfermeira e coordenadora do projeto, Fernanda Simão Pereira, a maior concentração de focos vem sendo encontrada nas residências. “Estamos discutindo junto ao Conselho de Saúde maneiras diferenciadas de eliminar a doença e levando para as escolas, em geral, os cuidados que se deve ter durante dez minutos em sua residência”, informa ela, lembrando que o período de chuvas leva ao acúmulo de água nos telhados, depósitos de água, calhas, terrenos com pneus, entre outros.

Mas, conforme alertou a enfermeira, toda a cidade deve ficar de “plantão” e vistoriar os lares e vizinhos, assim como terrenos baldios no entorno das casas.

Na cidade, segundo a Prefeitura de Muriaé, as notificações da dengue tiveram redução nos últimos meses. Se em janeiro de 2016 haviam 945 casos registrados, no mês de dezembro houve apenas duas notificações.

A secretária Adjunta de Saúde, Denise Soares, acredita que, com as ações implementadas de mobilização junto ao combate do mosquito transmissor, a situação está hoje sob controle em Muriaé.

Deixe um comentário


Outras Notícias