Prefeitura garante ICMS Turístico para 2017

pico-do-itajuru-076O município de Muriaé obteve nota máxima, mais uma vez, e está habilitado para receber o ICMS Turístico 2017. Nos últimos quatro anos, a Secretaria Municipal de Turismo se empenhou para se enquadrar nos critérios obrigatórios ao recebimento do repasse da cota do imposto destinada ao setor.

Para chegar ao resultado, foram elaboradas e implementadas políticas públicas de incentivo ao turismo rural, gastronômico, de eventos, de negócios e ao ecoturismo, com a exploração de potenciais turísticos da região, incluindo roteiros como o “Trilha das Águas”, na cachoeira da Usina da Fumaça, a pedalada e caminhada na Serra de Pirapanema e a caminhada ecológica pelas montanhas e propriedades rurais de Belisário.

A iniciativa da Secretaria teve como principal objetivo despertar nos muriaeenses a valorização das paisagens e das belezas naturais do município. Um projeto de sinalização turística também foi implantado para facilitar a visitação pública a todos os atrativos locais.

O ICMS TURÍSTICO – A inclusão do critério “turismo” na Lei Estadual nº 18.030/2009se deu em virtude de o turismo ser um dos instrumentos de distribuição de renda mais democráticos, tendo em vista que a atividade gera benefícios a todos os setores da economia, promovendo substancial desenvolvimento econômico, cultural e social.

Assim, o ICMS Turístico atua como motivador e catalisador de ações, visando estimular a formatação/implantação, por parte dos municípios, de programas e projetos voltados para o desenvolvimento turístico sustentável, em especial os que se relacionam com as políticas para o turismo dos governos estadual e federal.

Deixe um comentário


Outras Notícias