Tiro de Guerra de Muriaé comemora 70 anos com homenagens

Solenidade comemorativa aos 70 anos do TG
Solenidade comemorativa aos 70 anos do TG

Os 70 anos do Tiro de Guerra 04-016 foram comemorados durante uma solenidade que reuniu autoridades civis e militares, no CEFAS, na última sexta-feira (1º). Na ocasião, o órgão de formação de reserva entregou o diploma “Amigo do Tiro de Guerra” a 29 nomes, entre personalidades e empresas que, de alguma forma, contribuíram e/ou contribuem com o Exército, através do TG. Entre os agraciados está o jornal A NOTÍCIA.

O TG de Muriaé, que é o mais antigo de Minas Gerais em atividade, foi criado em 26 de junho de 1946, pelo decreto nº 9.500. A composição do TG iniciou-se a partir do dia 20 de fevereiro de 1947, mesmo ano em que aconteceu a formação da primeira turma de atiradores.

A diretoria era formada pelo 2º tenente Waldemar Apoim (diretor), Francisco Aníbal de Souza (secretário), Itabajara Catta Preta (tesoureiro) e pelos instrutores 1º sargento Mário Pereira da Silva e Heitor Lopes da Motta.

Até 1971, o Tiro de Guerra de Muriaé tinha a denominação de TG 099. A partir de 1972, recebeu os números “04” na frente do “099”, no qual informa que o TG pertence à 4ª Região Militar (04-099), e em 1979, passou a ser o Tiro de Guerra 04-016.

Jornal A NOTÍCIA foi agraciado com o diploma “Amigo do Tiro de Guerra”
Jornal A NOTÍCIA foi agraciado com o diploma “Amigo do Tiro de Guerra”

Hoje, o TG tem como diretor o prefeito Aloysio Aquino, como chefe de instrução o 1º sargento de Cavalaria Ednei de Araújo Valle e como instrutor o 1º sargento de Infantaria, Marco Antônio da Cunha. Conta também com o apoio dos servidores civis da Prefeitura de Muriaé: Lauro Cordeiro Barbosa (assistente de administração e secretário) e Antônio de Lima (auxiliar de serviços gerais).

O instrutor-chefe do TG 04-016, sargento Valle, afirma que é “um privilégio” estar à frente da corporação no momento em que a mesma completa 70 anos. “O TG de Muriaé é o mais antigo de Minas Gerais em atividade. São 70 anos de serviço ininterruptos. Além da instrução militar, queremos incluir esse jovens no mercado de trabalho, através de cursos e palestras”, afirma.

O Tiro de Guerra é uma organização militar de formação de reserva do Exército e sua missão é formar atiradores para a reserva não remunerada da Força Armada e, principalmente, transmitir aos cidadãos matriculados valores militares, como fé na missão, civismo, patriotismo, além de atributos como lealdade, camaradagem, disciplina, coragem, dedicação e autoconfiança.

Deixe um comentário


Outras Notícias