Vieiras se consolida como polo da piscicultura ornamental e sedia Fórum Regional com presença do Ministério da Pesca

O município de Vieiras reafirmou sua posição de destaque na piscicultura ornamental ao sediar, nesta sexta-feira (7), o Fórum Regional da Piscicultura Ornamental, realizado na Piscicultura Andrade. O evento reuniu centenas de participantes, entre produtores, empresários, estudantes, técnicos e autoridades, consolidando o protagonismo da cidade na atividade e impulsionando o debate sobre inovação, sustentabilidade e desenvolvimento do setor.

A iniciativa faz parte do Projeto Ecopeixe, desenvolvido pela Acomov com financiamento do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e apoio de diversas instituições, como Sicoob, Sebrae, Prefeitura de Vieiras e Mais Soluções Rurais e Ambientais.

Representando o Ministério da Pesca e Aquicultura, Luciane Mignani, diretora de Desenvolvimento e Inovação da Secretaria Nacional da Aquicultura, destacou a importância do projeto e o potencial da região:

“Estamos aqui em Vieiras participando do Fórum Regional da Piscicultura Ornamental, um evento fruto da parceria entre a Acomov e o MPA. Esse projeto visa a sustentabilidade na produção de peixes ornamentais, com o importante engajamento da mulher na atividade. Fiquei muito surpresa com o potencial da região — é realmente um polo produtivo. Realizamos também a oitiva para o Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura, ouvindo o setor produtivo e representantes de governo. Foi uma manhã muito produtiva, onde colhemos desafios e potencialidades para fortalecer essa cadeia prioritária para a Secretaria Nacional de Aquicultura.”

O presidente da Acomov, Antônio, ressaltou o orgulho de sediar um evento que projeta Vieiras nacionalmente:

“É uma alegria muito grande para nós estar recebendo aqui um evento a nível nacional, mostrando um pouco da produção de peixes ornamentais da cidade de Vieiras e apresentando essa importante atividade para toda a região. Ficamos muito felizes com a participação de várias cidades e com a presença dos representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura. Esse evento é um marco não só para Vieiras, mas para toda a região.”

Em nome da Acomov, Elisiane Chicareli destacou o simbolismo do encontro e o impacto para o desenvolvimento regional:

“Agradecemos a presença de todos que estiveram aqui hoje participando deste Fórum Regional sobre a Piscicultura Ornamental, um tema tão importante. Vieiras é o polo da piscicultura ornamental, então nada melhor que sediarmos esse evento através do Projeto Ecopeixe, financiado pelo Ministério da Pesca. Foram centenas de pessoas que passaram por este dia, entre jovens, produtores e empresários. É um evento grandioso, que enriquece cada vez mais a atividade da piscicultura ornamental, não somente em Vieiras, mas em toda a região.”

O coordenador do Projeto Ecopeixe, Guido Salardani, instrutor do sistema Faemg-Senar, explicou que o evento foi um marco no cronograma das ações e celebrou conquistas para os produtores:

“Hoje, com o nosso fórum, realizamos o terceiro encontro presencial do projeto, que vem sendo desenvolvido desde janeiro. Tivemos a grande alegria de receber a diretora nacional do Ministério da Pesca e sua equipe, além de produtores de oito municípios e representantes de órgãos como IMA, Emater e Epamig. Esse é um momento histórico para Vieiras, cidade que iniciou essa atividade na região. Hoje, 30 produtores receberam suas licenças ambientais, conquistadas de forma gratuita através de recursos do governo federal — um marco para todos nós.”

O produtor João Paulo, integrante da Acomov, avaliou o fórum como uma oportunidade de aprendizado e fortalecimento da cadeia produtiva:

“Para nós, produtores, foi um momento de extrema importância. Conseguimos tirar várias dúvidas que tínhamos sobre a legislação ambiental e o registro da piscicultura, assuntos que enfrentávamos muita dificuldade. Através da Acomov, estamos tendo acesso a esses registros e orientações. Espero que venham mais encontros como esse, que com certeza serão muito produtivos para todos nós.”

Representando a Mais Soluções Rurais e Ambientais, Gilberto destacou o orgulho em integrar o projeto e reforçou a importância das conquistas alcançadas:

“Para nós, da Mais Soluções Rurais e Ambientais, é um motivo de muito orgulho fazer parte de um projeto de tanta relevância para a região. Esse projeto da Acomov, o Ecopeixe, é financiado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura e está levando a regularização ambiental de forma gratuita para mais de 30 piscicultores. Ao final do evento, tivemos também a entrega das certificações ambientais a esses produtores, o que representa um avanço significativo para Vieiras e para toda a região. Essa atividade transforma realidades, gera renda e emprego. Trazer uma comitiva de Brasília, do Ministério da Pesca, para conhecer o que acontece aqui é muito bem-vindo e fortalece ainda mais a piscicultura ornamental.”

Encerrando o evento, o vereador Wagner Chicareli reforçou o papel do poder público na criação de políticas que fortaleçam o setor:

“Nós, enquanto legisladores locais, precisamos pensar leis e projetos que beneficiem a cadeia produtiva com inovação, responsabilidade social e ambiental. É fundamental fortalecer a piscicultura ornamental da nossa região para que ela continue crescendo e ajudando a transformar a piscicultura no Brasil.”

O Fórum Regional da Piscicultura Ornamental marcou um passo importante para o fortalecimento da atividade em Vieiras e na região, consolidando o município como referência nacional em inovação, sustentabilidade e produção responsável.

Deixe um comentário


Outras Notícias

Em Alta