Grupo Folclórico Santa Terezinha é homenageado pela Câmara Municipal de Muriaé
A Câmara Municipal de Muriaé realizou ontem a cerimônia de entrega da Moção de Congratulações e Aplausos ao Grupo Folclórico Santa Terezinha, em reconhecimento à sua trajetória de mais de três décadas dedicadas à preservação e promoção da cultura popular. A homenagem foi proposta pelos vereadores Mario Brambila e Evandro Cheroso.
Fundado em 1991 por iniciativa da direção do Centro Social Urbano do bairro Santa Terezinha, então representado por Nize Francisco, junto com moradores da comunidade, o grupo nasceu com a missão de valorizar as tradições e incentivar a participação comunitária por meio da dança e de manifestações típicas. Ao longo dos anos, a quadrilha junina se tornou a marca registrada do grupo, reunindo integrantes de diferentes idades e resgatando o estilo das tradicionais quadrilhas de roça do interior de Minas Gerais.


Atualmente sob a liderança de Helenice Barbosa de Mello, a “Quadrilha de Shirley” é reconhecida como um projeto cultural transformador, que promove não apenas entretenimento, mas também inclusão social e fortalecimento dos laços comunitários.
Durante a cerimônia, Shirley Mello, representando todos os integrantes, agradeceu imensamente a moção recebida e destacou:
“Minha meta de vida é tirar o Santa Terezinha das páginas policiais e colocá-lo nas páginas culturais.”
O reconhecimento da Câmara Municipal reforça a importância do trabalho do Grupo Folclórico Santa Terezinha e incentiva a continuidade de sua missão de preservar e difundir a cultura popular em Muriaé.
