Projeto “As Aventuras do Palhaço Fofoquynha” encerra 2ª temporada com sucesso em Muriaé
Espetáculo gratuito contemplado pela Lei Paulo Gustavo promoveu arte, inclusão e ludicidade em instituições sociais e espaços públicos da cidade
A segunda temporada do projeto As Aventuras do Palhaço Fofoquynha foi encerrada com sucesso em Muriaé no dia 29 de abril, após uma intensa programação por espaços públicos e instituições sociais do município. Com foco no público infantil, o espetáculo foi viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio do Edital 03/2024 – Mais Cultura, promovendo acesso gratuito à arte e à cultura.
A agenda da última semana de apresentações contemplou seis locais diferentes da cidade. A abertura aconteceu no dia 23, na AABB Comunidade, com sequência nos dias seguintes em unidades do CRAS Aeroporto e CRAS Santa Terezinha, além do SCFV Dornelas II, Escola Municipal Professora Zuleima César de Araújo e, por fim, a Casa do Largo – Centro de Cultura e Turismo, no bairro Boa Família.
Dirigido e produzido por Jeferson Leandro do Carmo, o Chorelly, o espetáculo foi proposto e protagonizado por Romário da Silva Ferreira, que deu vida ao carismático palhaço Fofoquynha. A montagem contou com apoio cênico de Andréa Oliveira Amaral (Tideia) e Wantuil Oliveira da Cunha (Daru), que atuaram como regente e auxiliar de pista, respectivamente. Um dos destaques desta temporada foi a garantia de acessibilidade, com tradução simultânea em Libras, promovendo a inclusão de crianças com deficiência auditiva.
A Lei Paulo Gustavo é uma política pública de fomento federal, repassada aos municípios com o objetivo de garantir acesso à cultura por meio da execução local de editais. Em Muriaé, o projeto foi selecionado pelo Edital 03/2024, que contempla ações culturais com enfoque na valorização de artistas locais.
Ao encerrar mais uma temporada, As Aventuras do Palhaço Fofoquynha contabiliza resultados positivos, com boa receptividade do público e forte impacto nos territórios atendidos. A equipe responsável agradece às instituições parceiras e ao público que acolheu o projeto, reafirmando a importância de manter ações culturais descentralizadas, inclusivas e acessíveis.
CRAS Aeroporto
SCFV Dornelas II
Escola Municipal Professora Zuleima César de Araújo
Casa do Largo