Tarifa de energia elétrica fica mais cara a partir de hoje com bandeira vermelha patamar 2

A partir desta terça-feira (1º), os consumidores de energia elétrica em todo o Brasil enfrentarão um aumento na tarifa devido ao acionamento da bandeira vermelha patamar 2, a mais alta estipulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O custo adicional por cada 100 quilowatts-hora consumidos subirá de R$ 4,463 para R$ 7,877.

A decisão da ANEEL foi motivada pelo risco hidrológico, que resultou em baixos níveis dos reservatórios, e pela elevação dos preços da energia no mercado. A produção de energia foi impactada tanto pelo custo elevado quanto pela produção que não foi contratada, gerando a necessidade de repassar esses valores aos consumidores.

O sistema de bandeiras tarifárias, em vigor desde 2015, foi criado para refletir os custos da geração de energia no país e auxiliar os consumidores a adaptar seus hábitos de consumo de acordo com o cenário energético, buscando reduzir o valor da conta de luz.

Até o mês passado, estava em vigor a bandeira vermelha patamar 1, após um longo período de bandeira verde. Agora, com o acionamento do patamar 2, os consumidores devem estar atentos ao uso consciente de energia para evitar um impacto ainda maior no orçamento mensal.

Deixe um comentário


Outras Notícias