Plenária final do Seminário da Igualdade Racial é concluída com 86 propostas aprovadas

Participantes do Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial concluíram, nesta quarta-feira (21/8/24), a plenária final da iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com a aprovação de 86 propostas resultantes de um amplo processo de discussão.

Essas propostas abordaram, entre outros assuntos, o combate ao racismo, a garantia de ações afirmativas, a diversidade religiosa, o financiamento de políticas públicas, o acesso à saúde, a valorização dos saberes de povos tradicionais e a titulação de territórios.

O seminário, que realiza sua etapa estadual desde segunda (19), busca ampliar o debate sobre o Projeto de Lei (PL) 817/23, que institui o Estatuto da Igualdade Racial no Estado.

De autoria das deputadas Macaé Evaristo (PT), Ana Paula Siqueira (Rede), Andréia de Jesus (PT) e Leninha (PT), a proposição tem como objetivo garantir políticas públicas para promover o combate à discriminação e para assegurar direitos individuais, coletivos e difusos à população negra, aos povos indígenas e às comunidades tradicionais. A matéria aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Do total de propostas votadas, 56 se referiram ao tema Direito à Vida Digna, Acesso ao Meio Ambiente Saudável, ao Trabalho, à Justiça e à Segurança; 21, ao tema Combate ao Racismo, Ações Afirmativas e Diversidade Religiosa; e 9, ao tema Financiamento de Políticas Públicas, Representatividade e Participação Social.

Na plenária final, cada tema foi conduzido por uma coordenadora, que compôs a mesa dos trabalhos. Para cada proposta lida, participantes inscritos puderam trazer argumentações contrárias ou favoráveis.

Essas 86 propostas que chegaram à plenária final e foram aprovadas em sua totalidade são oriundas dos sete encontros regionais do seminário realizados no Estado em maio, junho e julho e também de consulta pública no Portal da Assembleia que se encerrou no mês passado. Elas já foram discutidas nesta terça (20) em grupos de trabalho na Escola do Legislativo.

Deixe um comentário


Outras Notícias