“A Luta” é nova produção cinematográfica filmada em Muriaé
“A Luta” é a mais nova produção cinematográfica filmada na cidade. O curta-metragem, do diretor muriaeense Bruno Bennec, preparou uma produção inédita e fictícia, gravada nos distritos de Pirapanema e Belisário.
O curta-metragem é inspirado num fato real ocorrido na década de 30. Conta a história do garoto Tininho – personagem fictício que retrata as lembranças vividas por Sebastião Floriano, na pequena comunidade de Divisório, em Muriaé – e sua expectativa sobre a luta de boxe histórica entre o americano Joe Louis contra o alemão Max Schmeling, símbolo da política racista de Hitler. Schmeling venceu o primeiro confronto nas Olimpíadas de 1936. A luta é considerada até hoje uma das maiores de todos os tempos. A revanche aconteceria dois anos depois nos Estados Unidos, no dia 22 de junho de 1938. Joe Louis venceu categoricamente por nocaute, tendo a luta durado exatos 2’04’’.
“O que me chamou atenção na história do meu tio Sebastião Floriano foi a precisão dos dados e nomes por ele narrados sobre aquela que foi considerada ‘A luta do século’ pela imprensa. A história se passa na roça, próximo a Muriaé, no pequeno distrito do Divisório. Na época, apenas exibições de filmes esporádicos e em lugares improvisados, além de um único rádio, serviam de ponte para o que acontecia mundo afora”, afirma o autor do curta, César Rodrigues, que é sobrinho de Sebastião Floriano, no material de divulgação enviado à imprensa.
César Rodrigues é também roteirista, diretor de programas de TV e de novelas, como “Vai que cola”, do Multishow; da série “Trair e Coçar”; “Filhos do Carnaval”, na HBO; “Você Decide”, da Rede Globo; diretor dos seriados “A Justiceira e Labirinto”, da Globo; diretor geral da série “Um menino muito maluquinho”, da TVE Brasil, entre outras produções. O também ator foi diretor assistente do filme “A Partilha” e “Casa de Areia”, assim como do filme “O Menino Maluquinho 3” e “Uma professora muito maluquinha”.
O filme também faz um retorno aos primórdios do rádio no Brasil. A luta marcou uma das primeiras transmissões esportivas ao vivo da Rádio Nacional e foi narrada por Gagliano Neto, locutor da Rádio Clube Brasil e ícone do rádio brasileiro, que transmitiu, ao vivo, neste mesmo ano, o Campeonato Mundial de Futebol, realizado na França.
“A Luta” tem no elenco Marcelo Costa, Euler Luz, Ailton Malta, Andrea do Valle, Edirley Magalhães, Gil Narrara, Fabrício Masse, Matheus Aredes e Jaine Heloisa. Há ainda participações especiais do cineasta Carlos Scalla e do ator Marco Andrade (Calu), da cidade de Cataguases.
O curta tem como produtora a experiente Karina Potira, de Cataguases, que participou da produção audiovisual dos filmes “Meu pé de laranja lima”, “O menino no espelho”, “Introdução à música do sangue”, “Campo Grande”, entre outros. A produção de arte está sob os cuidados de Kátia Campos, Aparecida Helena, Clovis Agostini, Douglas Neves e Ivanildo Campos.
A direção do curta “A Luta” é assinada pelo ator e diretor de curtas-metragens e TV, o muriaeense Bruno Bennec, que trabalhou durante oito anos como professor de teatro da Escola Municipal de Teatro Gregório de Matos Guerra, da Fundarte. Bruno foi um dos fundadores da associação dos artistas de Muriaé (extinta Casa de Cultura) e, hoje, trabalha também com audiovisual. Realiza atividades como diretor de programas para o GNT, Canal Brasil, TV Brasil, Canal Curta e dirigiu “Serial”, “Crime”, “O guardião e o aprendiz” – curtas-metragens que utilizaram a temática infantil no mundo rural.
“Este roteiro não é apenas um projeto do César Rodrigues, nem meu como diretor e da equipe, mas importante para a cidade em todas as questões, de marcar a chegada do rádio e do cinema no município, de datar Humberto Mauro com ‘Ganga Bruta’ e, hoje, trazer personagens do cenário cultural de Muriaé”, considera Bruno.
O filme foi contemplado pelo projeto “Usina Criativa de Cinema” – concurso de apoio à produção regional, lançado pelo Polo Audiovisual da Zona da Mata. A produção foi captada em FULL HD e finalizada em blu-ray e será lançada no final de junho.