Pouso forçado em lavoura de café: Aeronave com 5 tripulantes de escola de aviação de Muriaé precisa aterrissar em emergência

Uma aeronave com cinco tripulantes, que decolou de Muriaé, precisou fazer um pouso forçado em uma lavoura de Café em Carmo da Cachoeira, no sul do Estado. O incidente aconteceu no dia 26. De acordo com a imprensa local, nenhum dos tripulantes se feriu. O destino era Atibaia-SP e o piloto, um aluno da Escola de Aviação de Muriaé, que realizava uma navegação de treinamento.

O avião é um PA-28 180 Cherokee, ano 1971. As autoridades informam que ainda não se sabe ao certo o que houve, mas ,a princípio, houve uma perda de potência, que obrigou o piloto a procurar o melhor lugar para realizar o pouso, visto que não havia possibilidades de ir para o aeródromo de alternativa ou voltar a Muriaé. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) irá apurar o real motivo do acidente.

A escola de aviação de Muriaé informou que o deslocamento era realizado como voo de instrução e que o piloto realizou todos os procedimentos que foi treinado para fazer, salvando a sua vida e a dos tripulantes.

Conforme as normas estabelecidas pelos Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil, é permitido que um aluno em fase de navegação durante o curso de piloto comercial transporte passageiros a bordo, mediante a existência de uma lista detalhada desses ocupantes, denominada na aviação como “Manifesto”. Dentre os cinco passageiros, destaca-se a presença de uma criança de colo com poucos meses de idade.

O Cenipa vai investigar o incidente.

Deixe um comentário


Outras Notícias