Hospital do Câncer de Muriaé, mais uma vez, dá show em segurança do paciente
Por duas vezes seguidas, o Hospital do Câncer de Muriaé, mantido pela Fundação Cristiano Varella, celebra um feito incrível. A instituição não apenas alcançou, mas manteve a marca extraordinária de 100% de conformidade, na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente. Isso não é só um número, é a confirmação de que o Hospital é referência em cuidados com o paciente e, por isso, ele foi classificado como “Alta Conformidade”.
Essa iniciativa, guiada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), é um selo dourado de excelência e faz parte do ambicioso Plano Integrado de Gestão Sanitária da Segurança do Paciente 2021-2025, que busca elevar o padrão de cuidados de saúde no Brasil.
Agora, imagine o rigor de responder a um questionário com 21 indicadores ligados à segurança. Isso vai desde protocolos de higiene das mãos até garantir cirurgias completamente seguras. O Hospital do Câncer de Muriaé não só respondeu, como demonstrou, através de evidências, o porquê de ter se destacado na avaliação. Entre os protocolos avaliados, encontram-se medidas como a prevenção de Pneumonia Associada ao uso de Ventilação Mecânica, prevenção de infecção primária de corrente sanguínea associada ao uso de cateter venoso central, segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, cirurgia segura, higiene das mãos, entre outras.
Quando o assunto é segurança o Hospital do Câncer demonstra comprometimento pela excelência. Cada paciente que passa pelo hospital é tratado a partir de protocolos específicos, com todo o cuidado necessário e, principalmente, com o compromisso de todos os colaboradores têm pela excelência dos serviços prestados.