Cobrança de pedágio em trecho privatizado da próximo a Muriaé BR-116 começa dia 27

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) concedeu autorização à EcoRioMinas para iniciar a cobrança de pedágio em sete novas praças ao longo do trecho concedido da BR-116/465/493/RJ/MG. A medida, anunciada na Deliberação nº 352, terá efeito a partir de 27 de outubro de 2023, conforme publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira, 17 de outubro.

As praças de pedágio recém-adicionadas estão distribuídas estrategicamente ao longo das rodovias BR-116 (RJ/MG), BR-465 (RJ) e BR-493 (RJ), trazendo mudanças nos custos para os motoristas. Para veículos da categoria 1, os novos valores nas novas praças serão os seguintes:

Praça de Pedágio P6 em Itaguaí/RJ: R$ 10,10

Praça de Pedágio P9 em Leopoldina/MG: R$ 13,30

Praça de Pedágio P10 em Laranjal/MG: R$ 11,80

Praça de Pedágio P12 em São João do Manhaçu/MG: R$ 8,90

Praça de Pedágio P13 em Santa Bárbara do Leste/MG: R$ 9,90

Praça de Pedágio P14 em Inhapim/MG: R$ 12,20

Praça de Pedágio P15 em Engenheiro Caldas/MG: R$ 9,80

A concessionária distribuirá material informativo nas cabines para orientar os usuários sobre o início da operação. Mais informações também podem ser obtidas pelo 0800 116 0493 e 0800 116 0465 (Deficiente Auditivo). Os valores foram calculados pela ANTT e levaram em consideração o Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo – IPCA, com vista à recomposição tarifária, mais arredondamentos.

A cobrança das tarifas foi autorizada após a conclusão dos trabalhos iniciais realizados pela EcoRioMinas. Em um ano de operação, a concessionária gerou em torno de 4 mil empregos indiretos e cerca de 600 diretos, movimentando a economia dos dois estados, além de melhorias em diversas frentes de serviço, como recuperação de terraplenos e pavimento, implantação de defensas metálicas, sinalização horizontal e vertical, entre outras manutenções.

Formas de pagamento: O usuário pode realizar o pagamento das tarifas em dinheiro ou cartão de qualquer bandeira, além da possibilidade de pagamento por aproximação. Também serão aceitas as modalidades DBTrans, Visa Vale e TAG de pagamento automático.

Benefícios: Os usuários que trafegam nas rodovias administradas pela EcoRioMinas serão contemplados com dois benefícios tarifários: o Desconto Básico de Tarifa (DBT) e o Desconto de Usuário Frequente (DUF). Para obter as vantagens, é necessário apenas, ter instalado no veículo um TAG, chip eletrônico autoadesivo colado ao para-brisa, que permite que os veículos passem pela pista automática de cobrança de pedágio.

DBT – Esse benefício oferece 5% de desconto a todas as categorias de veículos, independente da quantidade de viagens realizadas. Todo e qualquer veículo com TAG sempre que passar por uma das cabines automáticas de pedágio receberá 5% de abatimento no valor da tarifa.

DUF – O DUF contempla apenas veículos de passeio (automóvel, caminhonete e furgão; automóvel e caminhonete com semirreboque; automóvel e caminhonete com reboque). Esse benefício oferece uma redução adicional e progressiva no valor da tarifa a partir da segunda passagem pela mesma praça, mesmo sentido, realizada dentro do mês. Sendo assim, quanto mais você utiliza a rodovia, menor fica o valor do pedágio. A partir da 31ª passagem no mês, a tarifa mínima será cobrada em todas as viagens adicionais até o final do respectivo mês.

*Para veículos comerciais ou caminhões com 2 ou mais eixos, a tarifa é igual ao número de eixos, multiplicado pelo valor da tarifa básica.

A EcoRioMinas, integrante do grupo EcoRodovias, agora administra um total de 726,9 quilômetros de rodovias, atravessando 36 municípios em dois estados. Esta concessão se destaca como um corredor logístico vital para o transporte de cargas, facilitando a ligação entre as regiões Sul e Nordeste do Brasil.

A EcoRioMinas continua a ser uma parte fundamental do panorama rodoviário do país, proporcionando aos motoristas e transportadoras uma via segura e eficiente para o transporte de mercadorias e passageiros. Este desenvolvimento representa um passo significativo na melhoria das infraestruturas de transporte no Brasil, promovendo uma rede viária mais segura e funcional para todos os usuários.

Foto: Site Silvan Alves

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