Câmara aprova áreas de embarques e desembarques para transporte individual de passageiros
Na primeira sessão semanal deste segundo semestre de 2023 os vereadores discutiram, votaram e aprovaram vários projetos na Câmara de Muriaé. Um deles é o que obriga o Executivo a criar áreas de embarques e desembarques de passageiros usuários de transporte individual de passageiros, como os tão populares aplicativos.
O projeto de Lei Nº 209/2023, de autoria do vereador Evandro Cheroso (CIDADANIA), obriga o Executivo a estabelecer, até mesmo em áreas de serviço de estacionamento rotativo, estações de embarque e desembarque de passageiros, para uso de condutores de veículos geral, inclusive motoristas que realizam o transporte individual remunerado de passageiros oferecido e solicitado por aplicativos, sítios ou plataformas tecnológicas, ligadas à rede mundial de computadores, disponibilizados por Empresas Operadoras em Muriaé, em dias e horários a serem definidos pela Administração Municipal. Estas estações deverão ser estabelecidas preferencialmente em áreas de grande circulação de pessoas e trânsito intenso, sendo vedada a permanência de veículos por tempo superior ao necessário para embarque/desembarque de passageiros.
Segundo o autor, a falta de locais definidos e regulamentados para o embarque e desembarque de passageiros vem causando transtornos a todos os cidadãos muriaeenses, justamente por não encontrar locais destinados especificamente para este fim, gerando multas pela necessidade urgente, muitas vezes, de se estacionar em locais proibidos, além de graves transtornos ao fluxo do trânsito, principalmente nas áreas mais centrais da cidade. Portanto, ele acredita que estas estações vão garantir maior conforto ao condutor e usuários de serviços de transporte individual de passageiros, bem como aumentar a segurança de todos os usuários das vias públicas de Muriaé.