TJMG inaugura Colaboratório de Inovação e novas instalações de Cejusc em Muriaé
Foram inaugurados no dia 26 de junho, em Muriaé, o Colaboratório de Inovação e as novas instalações do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Muriaé, na Zona da Mata de Minas Gerais. O Colaboratório é um braço da Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAILab), que tem como principal objetivo promover a cultura da inovação, colaboração e criatividade no âmbito do Poder Judiciário de Minas Gerais, por meio de um ambiente empático e com equipe multidisciplinar. Passa a fazer parte do projeto o Iluminas, projeto similar ao UAILab, no âmbito do TRF-6.
A unidade representa o primeiro projeto-piloto de um laboratório de inovações no país inaugurado por meio de um acordo de colaboração técnica assinado entre os Poderes Judiciários Estadual e Federal, e que prevê parceria entre as duas instituições no desenvolvimento de ações inovadoras. O acordo entre o TJMG e o TRF-6 foi assinado oficialmente durante a solenidade.
Na ocasião, a desembargadora Maria Lúcia Cabral Caruso representou o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho. Ela leu o discurso enviado pelo presidente, que se reportou a fevereiro de 2022, quando foi lançado o Laboratório de Inovação do TJMG, o UAILab. “Como desdobramento dessa medida, emerge agora esse louvável projeto, que muito nos orgulha, e que temos a alegria de inaugurar: o Colaboratório de Inovação de Muriaé, projeto piloto fruto de mais uma parceria entre o UAI-Lab e o Iluminas, o laboratório de inovação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região”, afirmou.
Afirmou ainda que a inauguração do Colaboratório representa o início da interiorização de espaços que pretendem ser grandes celeiros para a inovação. “Esta iniciativa será bem sucedida e poderá ser replicada para outras comarcas. A proximidade com as realidades locais será extremamente benéfica, não apenas pelo fato de que isso representa a possibilidade de maior disseminação da cultura da inovação entre magistrados, servidores, colaboradores e terceirizados, mas também porque será possível se pensar soluções criativas com base nas peculiaridades de cada região”, ressaltou.
O presidente do TJMG destacou a união de esforços entre o TJMG e o TRF-6, que trará benefícios como a economia de espaço e de despesas, já que o ambiente de trabalho será compartilhado. “O outro inegável ganho disso está na certamente enriquecedora convivência entre os laboratoristas da Justiça estadual e da Justiça federal, em benefício da troca de ideais e da construção coletiva de respostas para dilemas comuns”, acrescentou.
A diretora do foro de Muriaé, juíza Alinne Arquete Novais, afirmou que a inauguração do Colaboratório de Inovação na comarca representa um grande avanço para a região. “Esperamos que o novo laboratório seja um celeiro de identificação de desafios e que possa apresentar soluções inovadoras em comum entre as duas instituições, o TJMG e o TRF-6. O Conselho Nacional de Justiça estabelece que os tribunais busquem soluções inovadoras e é o que estamos realizando, de forma inovadora, em parceria com o Tribunal Regional Federal da 6ª Região ”, afirmou.
O coordenador do Cejusc na Comarca de Muriaé, juiz Juliano Carneiro Veiga, afirmou que a justiça deve ter um olhar cada vez mais humanizado, buscando novas soluções em prol do jurisdicionado. “Devemos ter um olhar colaborativo, buscar novos parceiros para buscar uma mediação mais célere, sempre pensando no tratamento adequado aos conflitos de interesse”, enfatizou o magistrado.
A inauguração contou com a presença do Quinteto de Cordas da Orquestra Infantojuvenil do Tribunal de Justiça de Minas Gerais que interpretou vários sucessos contemporâneos ao som de um violoncelo, um contra-baixo acústico e três violinos.
Participaram também das inaugurações o prefeito de Muriaé, Marcos Guarino de Oliveira; o presidente da Câmara Municipal de Muriaé, vereador Gerson Varella Neto; demais magistrados da Comarca de Muriaé; representantes do Ministério Público local, Defensoria de Justiça, Ordem dos Advogados do Brasil-Subseção Muriaé, Polícias Civil e Militar, e Corpo de Bombeiros Militar.
Com foto e informações: Dircom – TJMG